TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Civilização Chinesa

Por:   •  18/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.999 Palavras (20 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução 

O presente trabalho de pesquisa é referente a cadeira de História da Antiguidade Oriental e Classica que visa fundamentalmente analisar os aspectos ligados a civilização da China Antiga, bem como analisar a sua população na Antiguidade, a sua dinastia. Sua religião, seu império e sua economia, o império chines era conhecidacomo um pais da seda devido a qualidade de esse produto na civilização chinesa com um dos produtos económico na quela região.

Objctivos

Geral

  • Compreender a Civilização Chinesa;

Especeficos

  • Identificar as primeiras dinastias da China Antiga;
  • Descrever cada uma das dinastias;
  • Identificar a história polítca da cilivização chinesa;
  • Identificar a religião;
  • Identificar a organização social da chna;

Estrutura

Tratando de um trabalho cientifico,ele obedece as regras que regem a nossa Universidade, no entanto está estruturado da seguinte maneira; capa, pagina de rosto, indice, desenvolvimento, conclusão e referencias bibliograficas.

Metodolgia

Para materealização deste trabalho, recorreu-se a consulta de referencias bibliograficas, analises que partiram da comparação das mesmas.


A civilização Chinesa

O povo Chinês originou-se no vale do Huang He ou rio Amarelo e rio azul ou yang-tse-qiang-insequiao. As provas arqueológicas são escassas, embora tivessem sido encontrados, perto de Pequim, restos do Homo erectus, que datam de 460 mil anos, e que receberam o nome de Sinanthropus pekinensis. Há provas fidedignas da existência de duas culturas com cerâmica, a cultura de Yangshao (3950?-1700 a.C.) e a cultura de Long-Shan (2000?-1850 a.C.).

O rio Huang He, ou Amarelo, atravessa Gansu, China, perto da cidade de Lanzhou. É o segundo rio mais extenso do país, com 4.667 km de comprimento.

Nas margens do rio fixou-se uma população descentente de um grupo central os Hans mas misturados com várias raças: tunghu, monolTurcos, TibertianaMiau. Estes povos sedentarios, dedicavam-se a agricultura, cultura especialmente arroz, base da alimentação. O arroz é uma planta que se cria na água. O Chinés teve por tanto de aprender cedo a irrigar os campos e a construir diques. O rio amarelo, tal como o Nilo era sujeita a inundações. Para lutar contra o disturbiu da água , copiosa uma vezes, rara noutras por causa de monção, desenvolveu nos chineses o espirito colectivo. As obras hidraulicas que protegiam  as sementeiras tinham de ser feitas por todos.

Yu o grande chefe lendario, conseguiu vencer “ o grande dilúvio” mandando construir uma rede de diques e de canais. As águas disciplinariam-se e a área de terra firme aumentou. Para defender as culturas destas terras fertilissimas dos ataques dos hunusatrasados e cruéis, foi iniciada no século V a.C., outra gigantesca obra coletiva; foi a grande muralha.

Esta muralha cobria uma extensão de  mais de 2500 km, desde as montanhas do oeste até ao mar. Foi um das maravilhas do mundo antigo.

As Primeiras dinastias

A nobreza ou império reconhecia a autoridade de um soberano, embora o poder deste na prática, se limita-se ao campo religioso, assim surgiram várias dinatias que são:

  • Dinastia Shan;
  • Dinastia Zhou;
  • Dinastia Qin;
  • Dinastia Sui, Tang; e
  • Dinastia Han;

Dinastia Shang (séculos XVIII- XII a.C)

 Segundo CHAI (2007:39) “se tem notícia dessa dinastia pelas inscriçoes encontradas nas escavaçoes de Anyang.” Essa dinastia, foi emfraquecida pela pressão dos povos vizinhos e foi substituida entre os séculos XII e II a.C. pela dinastia Zhou(Chou), que transferiu a capital para Luoyang, na região de Henan (Honan).

A dinastia Chang (1766-1027 a.C.) governou no centro e no norte da actual China. A capital era situada em Anyang, perto da fronteira norte. A economia era baseada na agricultura; praticavam a metalurgia e o artesanato. A sociedade era aristocrática; à frente, sobressaía o rei, que liderava uma nobreza militar. Adoravam seus antepassados e uma profusão de deuses. O último monarca Chang foi expulso por um dirigente Chou, de um estado no vale do rio Wei.

A dinastia Chou (1122-256 a.C.)

Durante a dinastia Chou (1122-256 a.C.), a civilização chinesa foi se estendendo gradualmente em direção ao norte. A grande expansão do território tornou impossível o controle directo e a responsabilidade foi delegada a senhores feudais, cada um deles encarregado de governar uma cidade murada e seu entorno. Com o tempo, esses estados dependentes foram-se tornando cada vez mais autônomos.

A sociedade era organizada em torno da produção agrícola. Os reis Chou mantiveram um controle efetivo sobre seus domínios até que, em 770 a.C., alguns estados se rebelaram e junto com invasores nômades do norte expulsaram os soberanos de sua capital. Posteriormente, os Chou fundaram nova capital, em direção ao leste, em Luoyang. Do século VIII ao III a.C., ocorreram um rápido crescimento econômico e uma profunda mudança social, num contexto de instabilidade política extrema e um estado de guerra quase incessante.

Dinástia Han (202 a.C – 220 d. C)

De acordo com ROBERTS (2006:20) “ a dinástia Han emergiu em 202 a.C, como a primeira a adotar a filisofia do confucioniosmo, que se tornou a base da ideologia de todos os regimes chineses até ao fim da China Imperial. Durante esta fase dinástica, a China logrou grandes avanços nas artes e nas ciências.”

A herança de trinta e sete geracoes de principio de Ts’in foi recolhida por Lieu Pang um campones afortunado que se fez sucessivamente soldado chefe de bando, semhor feudal, conquistador e finalmente após vencer o seu rival Hiang Yu na batalha de Khai-hia, no rio Huai em janeiro de 202 a.C, imperador da China e fundador de uma dinástia que iria imperar durante quatro séculos.(GIODANI, 2008:335)

A época mas brilhante da dinástia dos Han ocorreu sob reinado do imperador Wu-ti (140-87 a.C). Energético e inteligente, soube opor-se as prestaçoes da nobreza que pretendia reviver a época feudal e cercou-se de letrados confucionistas por tanto tempo desprezados e até mesmo perseguidos. Para impedir o fortalecimento do feudalismo, ordenou que o herdeiro de qualquer domínio dividisse as terras entre seus irmaos. O imperador Wu consolidou a ampliou o imperio  ao expulsar os Xiongnus (que alguns indentificam com os hunos) para as estepes do que ‘e que hoje a Mongólia Interior, tomando-lhes o terriotorio correspondente as actuais provincias de Gansu, Ningxia e Qinghai. Isto permitiu abrir as primeiras ligaçoes entre China e o Ocidente: a Rota de Seda.(GIODANI, 2008:335)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com