TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência

Trabalho Universitário: A Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

A ciência pode ser definida como o conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de linguagem precisa e rigorosa. Para tanto, esses conhecimentos são obtidos de forma sistemática e controlada para possibilitar a verificação de sua validade e permitir sua continuidade e avanço (seja negando, reafirmando ou descobrindo novos aspectos).

Além disso, a ciência aspira à objetividade. Suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção para tornarem-se válidas para todos.

Assim, esse conjunto de características, possibilita denominarmos de científico um conjunto de conhecimentos.

A partir daí, qual, então, é o objeto de estudo da Psicologia?

Como ciência humana, a Psicologia estuda o homem. No entanto, isso não a especifica, uma vez que a Antropologia, a Economia, a Sociologia, também estudam o homem.

Se perguntarmos a um psicólogo comportamentalista, ele dirá que o objeto da psicologia é o comportamento humano; se perguntarmos a um psicanalista ele dirá que é o inconsciente. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, a personalidade.

Essa diversidade de objetos é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área científica somente recentemente (final do século 19), a despeito de existir há muito tempo na Filosofia enquanto preocupação humana.

Outro fato importante que contribui para dificultar tal definição de objeto é que o cientista, o pesquisador, se confunde com o objeto a ser pesquisado.

Sendo assim, a concepção de homem que o pesquisador traz consigo influencia, inevitavelmente, a sua pesquisa em Psicologia.

Para o filósofo francês, Rousseau, por exemplo, o homem nasce puro e a sociedade o corrompe; cabendo ao filósofo reencontrar essa pureza perdida.

Outros, no entanto, vêem o homem como ser abstrato, com características definidas e que não mudam, a despeito das condições sociais a que estejam submetidos.

Nós, professores desse curso, vemos o homem como ser datado, determinado pelas condições históricas e sociais que o cercam.

Conforme a concepção de homem adotada, teremos uma concepção de objeto que combine com ela. No caso da Psicologia, esta ciência estuda os “diversos homens” concebidos pelo conjunto social, caracterizando-se por uma diversidade de objetos de estudo.

A superação de tal impasse levará a uma Psicologia que enquadre esse homem como ser concreto e multideterminado. Esse é o papel de uma ciência crítica, da compreensão, da comunicação e do encontro do homem com o mundo em que vive, já que o homem que compreende a História também compreende a si mesmo, e o homem que compreende a si mesmo pode compreender o engendramento do mundo e criar novas rotas e utopias.

Assim, podemos dizer que não existe uma Psicologia, mas Ciências Psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »