TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Interna

Por:   •  3/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 5

2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

2.1 Comunicação Interna

                                                        A Natura nasceu em agosto de 1969, pelo Antônio Luiz Seabra, tudo começou em uma pequena fábrica na vila mariana em são Paulo, no interesse de fazer produtos cosméticos.

A marca preza um bom relacionamento interno e promove uma comunicação objetiva e transparente de modo a estabelecer um diálogo aberto e honesto com os gestores, colaboradores e parceiros.

Com isso a marca deu muito valor ao desenvolvimento e capitação das consultoras, com algum intuito de estreitar as relações criando o Indice de desenvolvimento humano

Consultoras Natura (IDH-CN) com base no IDH da ONU para monitorar as condições de 17 de suas consultoras. Com intuito de ajudar, as consultoras e até mesmo os seus familiares foi criado um Programa de Educação com algumas bolsa com descontos ou integrais, essas bolsas são custeadas pelo o Recursos da linha crer para ver, com alguma parcerias como Estácio , Wizard e entre outras instituições

Em 1998 a Natura se muda cidade de Cajamar – São Paulo onde foi feita uma instrutura para criar um ambiente integrado de natureza e industrialização, houve criação de praças, tendo como possibilidade de contato maior, com os seus funcionários e seus gestores, pois a natura ressalta grande importância de um bom relacionamento.

Os principais veículos de comunicação interna mais utilizados são o Jornal ser Natura que traz edições novas todos os meses, que são enviados para a residência dos seus colaboradores, outro veículo importante que promove a comunicação da empresa é a Intranet que é uma rede de computadores exclusivo dos funcionários, de um determinado local, utilizada diariamente e por fim, existe o Mural Ser Natura, onde os colaboradores colocam os avisos importantes, esses avisos são importantes e são atualizados o dia todos. O mural é composto por algumsa placas de acrílico e são instaladas em locas especifico.

2.1.1Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia criado pelo marketing voltada para o ambiente interno das empresas, com uma única funcionabilidade manter os colabores motivados e mais envolvidos com os seus objetivos.

O endomarketing é responsável por boa parte da Imagem Organizacional assim aplicado corretamente.

A empresa já sabe a grande importância das relações internas tem plena consciência, e grande relevância dessa ferramenta no dia a dia das organizações

A Natura por sua vez, aplica isso intensamente por meio da construção de um ambiente estimulante e criativo, um ambiente em que os colaboradores se sintam respeitados em suas individualidades.

Sempre buscando estimular os funcionários a aceitarem grandes desafios e desenvolver suas capacidades e trazendo conhecimento, com grandes concursos e premiações.

Com um bom trabalho em equipe, a natura sempre recompensa os seus colaboradores que atingirem suas metas, a marca sempre busca um sistema de remunerações que sempre permite distribuições equilibradas e resultados pela empresa.

2.2 Comunicação externa

A comunicação externa traz um objetivo de melhorar a imagem da marca que está vinculada, as relações da empresas com o resto de seus interesses, com os seus consumidores, fornecedores e os acionistas

A Natura entende essa importância e trabalha através de vários veículos de

a comunicação, é uma plataforma online que foi criada para ajudar os clientes e as consultoras que disponibilizam os relatórios anuais, referente a o andamento da empresa com as informações referentes a produtos em lançamento e campanhas de cada mês, é um ambiente completo e dinâmico. A plataforma da marca também é usada nas redes sociais, fazendo gerando mais visibilidade e alcance do público.

No 2º semestre de 2012 foi criado uma área de Gestão de relacionamentos, onde o Cliente (Customer Relationship Management - CRM), é a empresa via uma grande necessidade de conhecer melhor suas consultoras e seus consumidores, para entender a diferença e preferencias de produtos e embalagens .

‘’Com o ecossistema tão diferente, a marca sempre usa o mesmo tratamento e condições para todos .Mas os dados nos dão a oportunidade de enxergar um mundo de relacionamentos, que é a nossa natureza”

, diz o diretor de CRM, Murillo Boccia, em uma entrevista para a SAS.

Um outro canal de comunicação externa da natura é a Ouvidoria, um canal simples que atende todos os casos de descumprimentos do código de conduta da empresa, atua com uma canal de dialogo para

receber críticas e sugestões. A ouvidoria tem com intuito de atender todos os colaboradores, os fornecedores as consultoras e os consumidores finais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com