TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conquista de Constantinopla

Por:   •  27/8/2021  •  Artigo  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Ação

Identificação

Estagiário: Luciano Gehlen

RU: 494410

Escola/local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonel Franca

Disciplina: História

Ano/série: 9º Série

Componente curricular: História

CONTEÚDO

Gestão DemocráticaA queda de Constantinopla e suas consequências para o mundo

OBJETIVOS

  • Descobrir como as conquistas alteram a história do mundo, fim da idade medieval para a idade moderna.
  • Discutir como fatos estão interligados em nossa história, e que nas mudanças não são aleatórias;
  • Identificar os resultados que ocorreram no mundo com a queda de Constantinopla, o que houve no mundo a partir deste movimento.

SÍNTESE DO ASSUNTO

O conteúdo apresentado tem o propósito de estimular nos alunos o interesse em discutir e compreender os fatos que aconteceram em nossa história que possuem relevância histórica inestimável, fatos estes que proporcionaram mudanças de rumo nos acontecimentos da humanidade. Como a mudança de período temporal na história, como o fim da idade média e a transição para a idade moderna. Isto nos mostra a importância que este fato teve para toda a história da humanidade, grandes mudanças e conquistas provenientes de decisões que antes nunca foram nem pensadas, mas devido a consequência dos acontecimentos, transformaram o mundo, e fizeram a nossa história muito mais rica e maravilhosa.

A queda de Constantinopla, mudou radicalmente o fotografia do mundo, poder, religião, guerra, força, impérios caindo outros crescendo,  são fatores que provocaram severas mudanças no mapa geopolítico do planeta, o que para muitos seria apenas uma cidade medieval ou a capital do império Romano do Oriente, mas pelo contrário teve papel fundamental nas relações que movimentavam o mundo aquela época, descobertas, conquistas, mudanças de poder entre os países europeus, alteração do poder e dá riqueza foram ocasionadas por consequência da queda de Constantinopla.

Conforme Alan Palmer(2013) , naquela terça- feira quando o Sultão Mehmed II entrou em Constantinopla, dirigiu-se primeiro a igreja Hagia Sofia a igreja da Santa Sabedoria, e ordenou que a basílica ficasse sob sua proteção antes de transformá-la em mesquita, após 65 horas depois ele dirigiu-se novamente a basílica para fazer as preces e rituais do meio dia de sexta-feira, a transformação foi simbólica para os planos do conquistador.(PALMER, Alan, 2013, pg.1-2).

 Assim foi descrita a entrada do sultão Mehmet II na cidade de Constantinopla, a qual pouco tempo depois teve seu nome alterado para Instambul e a basílica Hagia Sofia também foi transformada em mesquita muçulmana.

De acordo com o Toda Matéria, a rota de acesso ao Mar Negro, foi fechada após a queda de Constantinopla, impossibilitando qualquer tipo de comércio entre os comerciantes europeus e comerciantes da India, e parte do oriente, com isso houve a necessidade de sair pelo mar a procura de novas rotas de comerciais o que desencadeou as grandes navegações e as descobertas de novos continentes. (Toda matéria, 2020 pg.01).

Houve outros fatores que propiciaram este início das navegações , como o fato de ter saído a poucos anos de uma grande peste que dizimou grande parte da população europeia, isto proporcionou um menor dispêndio de dinheiro por parte das coroas para  poder manter suas estruturas, houve sobras devido a diminuição da população, com isso valores foram realocados para as navegações e isto resultou na descoberta de novos mundos e novos caminhos, rotas para os pontos de comércio já existentes.

Devido a esses fatores e consequências, muitas mudanças aconteceram com a queda de Constantinopla, um novo mundo descoberto, novas fronteiras exploradas, novo tipo de guerra, pois após 1453 até as guerras passaram a ser diferentes com a utilização da pólvora. Como definem os historiadores houve realmente uma quebra na forma de vida neste período, por isso ser considerado um dos mais importantes da história da humanidade.

MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS

Para esta aula proposta será utilizado caneta esferográfica azul, cartolina branca lápis de cor, 02 duas bandeiras pequenas 01 de cor vermelha e outra de cor verde, textos, livros didáticos, cartazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com