TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contrarreforma

Por:   •  19/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

CONTRARREFORMA

        A Contrarreforma foi um movimento contrário ao surgimento de novos dogmas cristãos na Europa, pois a Igreja Católica estava perdendo seu poder e seus seguidores e isso estava trazendo prejuízos para a mesma, principalmente em países como França, Aústria, Boêmia e Hungria. Simultaneamente, a igreja estava aproveitando a repressão para expandir a sua fé católica, assim, a Contrarreforma ajudou a Igreja consideravelmente na ampliação de seu poder e influência.

        Dentre todas as medidas tomadas, algumas destacaram-se, como:

  • Fundada por Santo Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus foi estabelecida para expandir a fé católica pelo globo. Continha uma hierarquia forte e bem estabelecida, assim, a Igreja foi capaz de catequisar e recatequisar novos povos e nações inteiras, principalmente americanas e asiáticas.
  • A Inquisição designada pela Igreja Católica no século XIII para perseguir e punir os hereges, com o tempo, foi enfraquecendo. Porém, com o surgimento do Protestantismo e a perda de poder e seguidores, a Inquisição foi restabelecida pelo Tribunal do Santo Ofício para combater a expansão de outros dogmas e a perda de fiéis, Judeus e Islâmicos. A Inquisição também investigava denúncias contra hereges, os acusando de bruxaria e, assim, eram na maioria das vezes, condenados injustamente.
  • O Concílio de Trento foi um conselho ecumênico realizado pelo papa Paulo III, em 1542, que durou entre os anos de 1545 a 1563, e que tinha como objetivo reagir contra a reforma proposta por Martinho Lutero. Portanto, todos os dogmas protestantes eram condenados pela Igreja Católica, os consideravam heréticas e puniam os praticantes. Algumas decisões foram tomadas no Concílio, como: O culto aos santos e à Virgem Maria foi confirmado; Os membros do Clero estavam proibidos de se casarem; Condenação à venda de indulgências.

Com a invensão da imprensa por Gutemberg, a cultura escrita havia sido facilitada e, obviamente, a propagação de novos manuscritos foi aumentando consideravelmente, prejudicando a Igreja Católica diretamente. Assim, uma lista de livros proibidos foi apresentada pela igreja, com autores renomados e conhecidos, como Newton, Maquiavel, Copérnico, entre outros, todos os livros que eram contra a Igreja e sua religão eram considerados de má índole e, assim, proibidos.

        A Contrarreforma teve resultados significantes para a Igreja, a mesma conseguiu conter o avanço do protestantismo em alguns países, tais como Itália, Espanha e Portugal. Espanha e Portugal foram os países das Grandes Navegações e ajudaram a Igreja a propagar o catolicismo, catequisando os povos nativos e cristianizando grande parte dos lugar por onde passavam.

        A Contrarreforma faz parte da história mundial da Igreja Católica que ficará imortalizada para sempre, pois os acontecimentos da época foram de extrema crueldade e desumanos.

                                                 

BIBLIOGRAFIA

http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm Acesso em:

http://www.brasilescola.com/historiag/contra-reforma.htm Acesso em:

http://www.suapesquisa.com/resumos/concilio_trento.htm Acesso em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com