TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura greco-romana revelou ao mundo uma verdade fundamental

Por:   •  14/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

OUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 –  AD1 – 2015.1

Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2

Coordenador (a):  JÚLIO AUGUSTO FARIAS

Aluno (a):  

Matr.: Polo:

ATENÇÃO: Nessa avaliação, não transcreva trechos do material didático nas respostas.  As transcrições poderão ser desconsideradas.

As AD’s de História na Educação 2 terão peso 4 na composição das notas.

QUESTÃO 1

Durante a antiguidade clássica, as explicações fantásticas para a vida, o homem e seu cotidiano, são subjugadas pelos esforços por explicações “racionais”.  Conforme explicitado na aula 3 de História na Educação, a História e a Filosofia surgiram desta preocupação e ocupam desde então importante espaço no pensamento ocidental.

        Atualmente, porém, não é raro em nossas salas de aula, notarmos a ausência de uma postura reflexiva nas propostas feitas aos alunos e consequentemente em sua prática. Neste sentido, a inserção da “Filosofia” nas salas de aula das séries iniciais da Educação Básica pode dinamizar tal processo.

        Entre os grupos de estudo preocupados com esta questão está o NUFET, de Joinvile-SC.  Entre as suas publicações, encontramos o seguinte trecho:

        “(...)São questionamentos que levam a uma discussão filosófica e, consequentemente, a uma reflexão mais criteriosa sobre as ideias que surgem em sala de aula.

ALGUMAS PERGUNTAS POSSÍVEIS PARA O

ENCAMINHAMMENTO DE UMA DISCUSSÃO FILOSÓFICA

  1. Por que esse fato chamou a sua atenção?
  2. Você lembra de outros fatos parecidos com este? Quais?
  3. Nesse assunto, com qual ponto de vista você concorda?(...)

(...) 5.   Nessa questão, o que mais lhe intriga?

6.   O que você acha que deveríamos investigar sobre esse fato?”

DARLI, Emanuelle & JUNKERS, Rosana. Comunidade de aprendizagem investigativa: estratégias para aulas reflexivas. Florianópolis, Sophos, 2003. p.37.

A partir do enunciado e do fragmento selecionado, faça o que se pede:

a) Transcreva dois trechos, um da aula 3 e outro da aula 4 de História na Educação 2 e em seguida, com base na leitura dos trechos, responda as 5 questões propostas pelo fragmento apresentado no enunciado.  Procure aproximar suas respostas do universo de pensamento de uma criança do 3º ano do Ensino Fundamental. (2,0 pontos)

b) Responda: De que forma uma abordagem investigativa (a partir da Filosofia) pode facilitar a inclusão do tema “Antiguidade clássica” no currículo de história para o 1º segmento do Ensino Fundamental de acordo com as orientações dos PCN? (1,0 ponto)

RESPOSTAS:

 

a) Trecho extraído da Aula 3:

                  “ A  cultura greco-romana revelou ao mundo uma verdade fundamental: desde que bem ensinados, qualquer um pode aprender qualquer coisa. Essa verdade é um dos ideais que inspiram o oficio do educador e, mesmo quando as práticas a contradizem, tanto mais ela se torna indispensável.” Pág. 36

1) Porque esse fato chamou a sua atenção?        

     Esse fato me chamou atenção porque  nos afirma que todos são capazes de aprender. O que precisamos  e de profissionais comprometidos com o processo educativo, que saibam e queiram realmente desenvolver o potencial de cada aluno.

2) Você lembra de outros fatos parecidos com este? Quais?

Sim. Lembro-me de um fato recente de um menino que obteve uma nota considerável no  Enem habilitando-o a cursar um a Universidade pública e ele ainda está cursando o ensino médio.  Apenas estudava em casa escrevendo nas paredes por não ter papeis, no intervalo no colégio ia para a biblioteca ler, mostrando que com dedicação e afinco nos estudos todos somos capazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com