TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Greco-Romana

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

• Arte Grega

A arte grega focava no homem e em seus valores, sendo visto como o ser mais importante do universo; para os gregos a inteligência humana era superior à fé. Equilíbrio, ritmo e harmonia eram pontos essenciais, pois buscavam a perfeição; retratava em sua arte o dia-a-dia a natureza entre outros.

Foi dividida em 4 períodos: homérico, arcaico, clássico e helenístico. A civilização egípcia era fonte de maior influência aos gregos e isto é notável a partir do período Arcaico, onde os gregos começaram a esculpir estátuas de mármore retratando a perfeição do homem. As esculturas eram caracterizadas por sua simetria natural, aonde retratava o homem nu, em postura ereta e frontal. Mais tarde houve ouve uma pequena evolução, influenciando na força e movimento da imagem do homem, consequentemente o mármore foi substituído pelo bronze.

A arquitetura grega tinha um único objetivo: proteger as estátuas dos deuses das ações do tempo; caracterizados pela simetria entre a frente e os fundos dando inicio as colunas dórica e jônica.

A pintura foi utilizada para decorar a arquitetura, substituindo as esculturas e principalmente na cerâmica, criando um equilíbrio entre os vasos e a pintura.

Por fim no período helenístico a escultura se destaca pela sua divisão, sendo:

• Naturalismo, estabelecendo idade, emoções, sentimos e personalidade;

• Representação, estabelecendo paz, amor e liberdade;

• Nu feminino, antes as mulheres eram representadas vestidas;

• Princípio de Policleto, sensualidade e movimento eram o essencial;

• As esculturas eram representadas em grupos, o original grego se perdeu e era destacado por uma carga de dramaticidade.

• Arte Romana

A arte romana era influenciada pela cultura etrusca e greco-helenística, sendo assim expressava o cotidiano e a beleza ideal.

Na arquitetura se destacava o uso do arco e da abóbada, que reduziram o uso das colunas gregas aumentando os espaços internos; sua elegância e flexibilidade além do peristilo (espaço formado por colunas isoladas e aberto na lateral). Na tentativa de se distanciar da inspiração grega os romanos construíram templos como o Panteão.

A partir do arco e da abóbada os romanos construíram anfiteatros, um espaço amplo que suportava uma grande quantidade de pessoas aonde a população se reunia para assistir lutas de gladiadores, um espaço central circular ocupado por arquibancadas, temos como exemplo o Coliseu.

Na escultura, diferentes dos gregos, os romanos não prezavam a “beleza ideal”, mas sim uma cópia fiel das pessoas onde procuravam retratar seus principais traços; além de outros dois tipos de coluna: coluna de Trajano e coluna de Marco Aurélio.

Por fim podemos dizer que a arte grega tenha desaparecido após o império Romano, porém a arte romana era essencialmente a arte grega acompanhada de elementos etruscos, sendo assim estilizado e “atualizado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com