TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dominaçao weberiana

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

                  Dominações  weberianos

                                             E

                                         Lulismo

Universidade Federal de Ouro

Resumo

Este trabalho visa analisar uma das obras de Max Weber, alemão intelectual considerado um dos fundadores da sociologia e baseada em sua teoria da dominação refletir sobre o  lulismo (fenômeno ocorrido no Brasil em torno do ex-presidente Lula) e identificar nele traços dos três tipos de dominação sendo elas dominação legal, dominação racional e dominação carismática.

Palavras-chave: Dominação; Lula; fenômeno.

Desenvolvimento

 Max Weber (1864-1920) é considerado um dos sociólogos mais influentes nas ciências sociais. Seus trabalhos abrangem assuntos os mais diversos assuntos  compreendendo áreas do pensamento político, do direito da História e da Economia, tornou-se altamente valiosa por razões aparentes, o mundo social diz respeito diretamente a essas dimensões consideradas na sociologia weberiana, segue uma breve descrição dos três tipos de dominação.

A dominação tradicional é considerado  por Weber e remete ao social em sua forma. Diz respeito as instituições que persistem no tempo, sendo sua forma mais pura o patriarcalismo. Nesse tipo de dominação segundo weber, quem manda é o senhor, e quem obedecem é o súdito. O senhor diferente do líder carismático é endeusado.

A tradição nesse caso é a instituição mais forte dentro de uma sociedade, já que é aceita como indiscutível é  portanto algo  incontestável, se sempre foi feito de uma forma para sempre será.

A dominação racional-legal segundo Weber é a forma mais sofisticada, ela tem sua legitimidade fundada em um estatuto, a forma mais pura é a burocracia, o grupo dominante constitui uma empresa, e é dividido em outras empresas, cada uma com sua competência, limites e funções próprias uma unidade obediente.

A pessoa que está no poder não é mero instrumento do próprio sistema, a regra estatuída dá as regras de como se deve governar. Não se obedece a pessoa, e sim o cargo estatuído. O funcionário é aquele de formação, cuja função é definida por contrato por um lado ele tem direitos, por outro tem deveres, e cabe a qualquer um que se estabelece sob o estatuto inclusive o chefe.

Dominação carismática, Weber diz que se obedece ao líder carismáticamente  qualificado como tal, em virtude da confiança pessoal em revelação, heroísmo ou exemplaridade dentro do âmbito da crença nessa seu carisma.

Fenômeno sob investigação: Fenômeno lulismo

Seria possível identificar os três tipos Weberianos de dominação no fenômeno que ficou conhecido no país como lulismo?

 Fenômeno social visível no eleitorado brasileiro e sua manifestação, existe independentemente da posição ideológica e dos estratos econômicos dos eleitores, contribuiu  para o fortalecimento do personalismo na política brasileira 

Dominação racional e lulismo

Tem se no caso desse tipo de dominação a hierarquia funcional, a administração baseada em documentos, a demanda pela aprendizagem profissional, as atribuições são oficializadas e há uma exigência de todo rendimento do profissional fica fácil distinguir o que há de racional legal no lulismo. A obediência  nesse caso se presta não a pessoa ,em virtude de direito próprio , mas a regra, como informa Weber. Estatutos do governo Lula, dia da consciência negra e inclusão da História da África no currículo escolar, efetivação da igualdade de oportunidades  a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica, Aumento do número de alunos negros na universidade, as políticas públicas contribuíram para aumento do emprego e de renda, para o crescimento das oportunidades educacionais e para recuperação da auto estima dos trabalhadores, direitos trabalhista sindicais e previdenciários .Por outro lado o governo é refém da lei tendo que seguir um padrão uma legitimidade agir conforme as leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com