TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA VARGAS

Por:   •  1/5/2018  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Documentário História do Brasil por Boris Fausto

Neste documentário Bóris Fausto relata ponto importantes que ocorreram na história do Brasil, e a importância que cada um teve na formação econômica do Brasil.

A Era Vargas(1930-1945)

Getúlio Vargas foi o presidente neste período que ficou marcado por fortes traços autoritários, com diversas mudanças sociais e econômicas realizadas por umpoder centralizador.

Vargas acabou eliminando todos os órgãos legislativos, assim o controle dos estados passava pela mão do governo. Este acontecimento fez com que as elites regionais do país, principalmente o estado de São Paulo, não concordassem com a forma que o Getúlio Vargas estava governando, criando divergências entre o Estado de São Paulo e Vargas. Um dos pontos que os paulistas achavamessencial seria a criação de uma assembléia constituinte, na qual seria possível que o povo elegesse os seus candidatos, isto acabou gerando a revolução constitucionalista de 1932.

Nesta batalha entre Vargas e os paulistas, Vargas acabou ganhando a guerra, porém mesmo com a vitória, Vargas acabou adotando em 1934 leis democráticas, nas quais ocorreram a criação de leis trabalhistas, do votosecreto, e o poder de voto para as mulheres.

O estado de São Paulo era o principal estado do país, pois era no mesmo que a plantação cafeeira estava em alta, porém a partir de 1930 o Brasil começou a produzir mais café do que o mercado consumia, assim o governo teve a idéia de queimar o café para regular a oferta internacional. Com esta crise no café, o Brasil começou a exportar algodão,principalmente para a Alemanha de Hitler, surgindo assim uma aliança entre dois governos totalitários e centralizadores de poder.

Em 1934, Vargas foi para o seu segundo mandato. Neste período começaram a surgir movimentos sociais, tanto de esquerda, quanto de direita. As pessoas de esquerda eram representadas pela ANL(Aliança Nacional Libertadora), elas eram comunistas e queriam uma reforma agrária nopaís, portanto eram totalmente contra o governo autoritário e centralizador de Vargas. Já as pessoas de direita estavam ligadas ao fascismo, representadas pela AIB(Ação Integralista Brasileira), e eram totalitários, apoiavam um regime sustentado por apenas um partido, e tinham em Mussolini a sua principal referência. Mesmo com as ameaças dos comunistas ao poder de Vargas, eles não obtiveram êxitonesta disputa, Vargas novamente foi superior ao poder dos adversários e acabou aumentando ainda mais o seu poder no país.

Este aumento de poder no país, aconteceu com o golpe do estado novo, em 1937. A partir deste golpe, Vargas elaborou uma ditadura no Brasil, na qual ele suprimiu as eleições e acabou com os partidos. Neste momento, começou a surgir diversas forças comunistas que queriam tirar opoder de Vargas, isto fez com que ele elaborasse uma nova assembléia constituinte, retirando o poder de voto e acabando com os partidos, impondo ainda mais as suas tendências fascistas.

Vargas dependia economicamente dos EUA, porém adotava política semelhante a da Alemanha e Itália. Com a derrota dos países nazi-fascistas na 2ª guerra mundial ( 1939 – 1945) , o Brasil começou a receber impactossobre este acontecimento. A partir deste momento, as forças opositoras à Vargas começaram a criar força, colocando em prática a democracia, assim Vargas começou a perceber que estaria perdendo poder, portanto ele acreditou que somente se unindo a algum movimento social ele seria capaz de continuar no poder e exercer a sua hegemonia. Porém esta jogada de Vargas, na qual ele acabou se contradizendocom relação aos seus ideais, não deu certo, resultando na perda do seu cargo de presidente em 1945, dando lugar ao candidato general Eurico Gaspar Dutra. Assim terminava a Era Vargas, mas não a história de Getúlio Vargas no Brasil, tanto que ele retorna ao poder em 1951 através das eleições populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com