TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  4/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1] 

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA DE SAÚDE CASTELO LIMITADA (ESCA)

Trabalho de Ed. Física

Tema: Historial da Educação Física


[pic 2]

[pic 3]

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA DE SAÚDE CASTELO LIMITADA (ESCA)

Trabalho de Ed. Física

Tema: Historial da Educação Física

Classe: 10ª

Curso: Análise Clínica

Discíplina: Educação Física

Grupo Nº.: 03

Turno: Manhã

Turma: M14

Sala: 14

                                               Docente

                                                ________________________


Elemento do Grupo

  • Alíce Simão
  • Ainara Alfredo
  • Duarte Miguel
  • Emília Costa
  • Inésio Costa
  • Kâmya Manassas

AGRADECIMENTO

Em primeiro lugar agradeçemos a Deus pelo fôlego de vida, pela disponibilidade, força e sabedoria que nos deu para realizarmos este trabalho. Aos nossos pais que sacrificam-se de manhã e noite nos apoiando financeiramente, psicologicamente em qualquer instante. E principalmente queremos agradecer ao professor pela ajuda que tem nos dado.


DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho aos nossos colegas, ao nosso professor pelo tema e todas as sociedades angolana.


ÍNDICE

Introdução        1

Educação Física        2

Formação        2

A educação física e a ciências do esporte        2

História da educação física        3

Origem da educação física        3

Educação física no Período Oriental        4

Educação física na Antiguidade        5

Mundo Egeu, Civilização Pré-Helênica        5

Sistema educativo        6

CONCLUSÃO        8

BIBLIOGRAFIA        9


Introdução

        Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física. Foi proposto que fosse realizado um trabalho acerca do Historial da Educação Física. Uma vez que a Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada as práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. A educação física é o processo pedagógico que visa a formação do homem capaz de se conduzir plenamente em suas atividades,trabalha num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças


Educação Física

Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir. 

Formação

Para atuação como professor de Educação Física é necessário um curso superior, durante o qual estudará os aspectos filosóficos, psicológicos, cinesiológicos, biomecânicos, fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores das atividades físicas como também suas dimensões sociais e psicomotoras.

Deve ser capaz de orientar jogos e atividades lúdicas corretamente, cuidando da postura correta dos participantes, do respeito às normas do jogo/atividade, de assegurar o interesse de todos e do aproveitamento físico por parte dos jogadores/participantes.

A educação física e a ciências do esporte

Existe ainda muita confusão acerca das duas graduações, é muito comum as pessoas confundirem o Curso de Educação Física com o Curso de Esporte ou Ciências do Esporte . No entanto, quem se forma em Educação Física terá matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino pedagógico e à aplicação de atividades físicas para pessoas ou grupos, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o formado em Esporte ou Ciências do Esporte, atua como técnico, preparação física de atletas, gestão e marketing esportivo e organização de eventos esportivos. Em geral, esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.

História da educação física

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

A história da educação física relaciona-se com as que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história, da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades, físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.

A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.

Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.

Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Poucos se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com