TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a Distância

Por:   •  19/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Em 2001, o Brasil criou um plano nacional de educação com o objetivo de expansão do ensino superior no País, o plano tinha uma meta de matricular 30% da população entre 18 a 24 anos no ensino superior até 2010, mas só mais de 13% desses jovens ingressaram em uma Universidade nesse período. Através desses dados o Ministério da Educação passou a buscar mais possibilidades para aumentar o acesso ao ensino superior no País, que até então estava sendo feito por instituições de ensino privado colocando o Brasil entre países com o ensino superior mais privatizado do planeta. Uma solução imediata para o problema foi apresentada no texto Educação superior: democratizando o acesso, a solução propôs que as Instituições Federais de Ensino ofertassem mais vagas em cursos noturnos em regiões em que o número de alunos em cursos diurnos era maior aos alunos de cursos noturnos, mas alertou também que a medida não seria o suficiente para atingir as metas de expansão. Diante deste impasse o Ministério da Educação começou analisar o incontestável crescimento da educação à distância, que até então era muito discriminada no País, e viu nesse meio de educação uma forma de democratização do ensino superior no Brasil, mas desde que essa modalidade estivesse devidamente legalizada. Hoje a EAD é regulamentada pela LDB lei 9.394/96 e o decreto 5.622/05 outorgando aos cursos à distância a mesma validade de cursos presenciais.

Concluir também que a UAB é um programa em que várias instituições públicas de ensino superior fazem parte, proporcionando a interiorização do ensino através da educação à distância. As IES o MEC e os municípios trabalham em conjunto para que os objetivos da UAB sejam concretizados, entre esses objetivos a prioridade da formação e capacitação inicial e continuada de professores da educação básica.

Concluir também, que os polos presenciais são braços operacionais da UAB , pois são neles que as IES e os alunos devem contar com uma infraestrutura de apoio para um melhor andamento do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com