TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrada Dos Estados Unidos Na Gurra

Trabalho Universitário: A Entrada Dos Estados Unidos Na Gurra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

O Japão e os Estados Unidos foram os principais protagonistas da Guerra no Pacifico e resultou principalmente na ofensiva japonesa sobre a Ásia. Após a Revolução de Meiji houve no Japão houve uma expansão industrial que necessitava de recursos naturais que eram escassos no território, onde ele se voltou aos países vizinhos. O Japão, pertencente ao bloco do Eixo, composto pela Alemanha e Itália, iniciou uma política de expansão iniciada em 1931.

Diante da ameaça japonesa no Oriente, os norte-americanos começaram a reforçar seu arsenal naval, tanto no Pacifico quanto no Atlântico Norte. Além de impor um embargo comercial ao Japão, atingindo assim o fornecimento de petróleo.

Os japoneses pretendiam impor uma nova ordem internacional na Ásia reivindicando participação exclusiva nos recursos da região. Assim o maior objetivo japonês era dominar e garantir assim essas zonas de controle e poder. Seguindo o plano de expansão territorial, os japoneses somente teriam que derrotar a marinha norte-americana no oceano Pacífico, para eles era a única potencia que poderia ameaçar sua influencia na região. Com esse intuito, em dezembro de 1941, a base de Pearl Harbor, no Havaí, pertencente aos EUA, foi atacada de surpresa pela Força Área do Japão, este fato ficou marcado na história como o ataque suicida dos kamikazes japoneses, um heterodoxo ataque, onde os pilotos japoneses jogaram seus aviões contra a base norte-americana. Ao final do ataque, o empreendimento realizado pela esquadra japonesa surtiu efeito, Pearl Harbor foi totalmente destruída e o Japão teve 29 aviões abatidos. Desta forma provocou a entrada dos Estados Unidos na guerra. Dias depois os aliados do Japão no bloco Eixo, declararam guerra aos norte-americanos.

A entrada dos EUA na guerra reforçou o bloco dos aliados e marcou a nacionalização do conflito, este foi fator primordial para a vitória dos Aliados (Inglaterra, França, Rússia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com