TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Vargas

Pesquisas Acadêmicas: A Era Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

A ERA VARGAS

BIOGRAFIA: GETÚLIO DORNELLES VARGAS NASCEU EM 19 DE ABRIL DE 1882, NA CIDADE DE SÃO BORJA (RS) E FALECEU EM 24 DE AGOSTO DE 1954, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (RJ). FOI O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO GOVERNOU O BRASIL, DURANTE DOIS MANDATOS. FOI PRESIDENTE DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1930 E 1945 E DE 1951 E 1954. ENTRE 1937 E 1945 INSTALOU A FASE DE DITADURA, O CHAMADO ESTADO NOVO. O ESTADO NOVO É O NOME QUE SE DEU AO PERIODO EM QUE GETÚLIO VARGAS GOVERNOU O BRASIL DE 1937 E 1945. ESTE PERIODO FICOU MARCADO, NO CAMPO POLITICO, POR UM GOVERNO DITATORIAL.

GETÚLIO VARGAS ASSUMIU O PODER EM 1930, APÓS COMANDAR A REVOLUÇÃO DE 1930, QUE DERRUBOU O GOVERNO DE WASHINGTON LUIS. SEUS QUIZE ANOS DE GOVERNO SEGUINTES, CARACTERIZARAM-SE PELO NACIONALISMO E POPULISMO. SEU GOVERNO FOI MARCADO POR DIVERSAS MUDANÇAS, TANTO NO ASPECTO SOCIAL QUANTO NO ASPECTO ECONÔMICO. O INICIO DA ERA VARGAS SE DEU QUANDO GETÚLIO VARGAS FOI NOMEADO COMO PRESIDENTE E OBTEVE PODERES PRATICAMENTE ILIMITADOS, DANDO A VARGAS, LIBERDADE PARA MUDANÇAS PROFUNDAS.

• GOVERNO PROVISÓRIO (1930 E 1934): AO ASSUMIR O GOVERNO, GETÚLIO VARGAS CRIOU NOVOS MINISTÉRIOS, COMO O MINISTÉRIO DO TRABALHO, DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO, DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE, ALÉM DE NOMEAR DIVERSOS INTERVENTORES DE ESTADO. ISSO FEZ COM QUE MUITOS ESTADOS PERDESSEM SUA AUTONOMIA. OS DIREITOS TRABALHISTAS TAMBÉM FORAM CRIADOS E REGULAMENTADOS COM A CRIAÇÃO DE SINDICATOS E DIVERSAS AÇÕES PARA O BENEFICIO DOS TRABALHADORES — CRIAÇÃO DA CLT, POR EXEMPLO. TUDO ISSO ACONTECEU COM O OBJETIVO DE GANHAR APOIO DA POPULAÇÃO, ASSIM, ESTE MODE GOVERNAT FICOU CONHECIDO COMO POPULISMO. MUITAS DESSAS LEIS E BENEFICIOS EXISTEM ATÉ HOJE. COM A QUEDA DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, EM 1931, DESPERTOU-SE A INDIGNAÇÃO DOS OPOSITORES CONTRA O GOVERNO DE GETÚLIO, ISTO INCLUI A OLIGARQUIA CAFEEIRA, A CLASSE MÉDIA PAULISTA. COM ISTO, OS ESTADOS PERDERAM A SUA AUTONOMIA E MESMO SENDO PERCEBIDA COMO UM ERRO POR GETÚLIO VARGAS, NÃO HOUVE TEMPO PARA CORREÇÕES. O ESTADO NÃO CONSEGUIU ALIADOS PARA FAZER COM QUE A CONSTITUIÇÃO SE TORNASSE REALIDADE, MAS GETÚLIO VARGASVENCEU A REVOLUÇÃO PAULISTA, MESMO COM VÁRIAS DIFICULDADES DE APOIO E DE ALIANÇA.

DEPOIS DESTES ACONTECIMENTOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA, OCORRERÃO DURANTE A ERA VARGAS:

• A CRIAÇÃO DO GOVERNO CONSTITUCIONALISTA, ENTRE 1934 E 1937.

• A REVOLTA MINEIRA DE 1935, OCORRIDA ENTRE 1935 E 1936.

• O PLANO COHEN E A DERRUBADA DO GOVERNO CONSTITUCIONALISTA.

• A IMPLANTAÇÃO DO ESTADO NOVO. ENTRE 1937 E 1945.

• A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL INFLUENCIOU O GOVERNO E O PAIS. A POSIÇÃO DO BRASIL PERANTE A GUERRA FOI COBRADA E UMA AMEAÇA DE INVASÃO FOI FEITA CONTRA O BRASIL, CASO FICASSE NEUTRO.

• CRIAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO (1939), INSTITUIU O SALÁRIO MINIMO.

EMBORA TENHA SIDO UM DITADOR COM MEDIDAS CONTROLADORAS E POPULISTAS, VARGAS FOI UM PRESIDENTE MARCADO PELO INVESTIMENTOO NO BRASIL. ALÉM DE CRIAR OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVER O PARQUE INDUSTRIAL BRASILEIRO, TOMOU MEDIDAS FAVORÁVEIS AOS TRABALHADRES. FOI NA ÁREA DO TRABALHO QUE GETÚLIO VARGAS DEIXOU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com