TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Vargas

Dissertações: A Era Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

A Era Vargas foi marcada por varias manifestações artísticas e culturais, onde o radio era o mais importante meio de comunicação. O radio era utilizado na divulgação de notícias, transmissão de novelas e musicas.

Carmen Miranda

Nessa época o samba era o gênero musical mais ouvido e aclamado pela população brasileira. Carmen Miranda luso-brasileira foi a primeira artista multimídia do Brasil. Não só cantava como dançava e atuava. Tornou-se um ícone das massas. Adorava tango, mas gravou marchinhas de carnaval e sambas. Sua musicas tinha um estilo próprio.

Teve uma grande repercussão internacional como nenhuma outra artista do país e é até hoje a única latino-americana a gravar os pés e as mãos na calçada da fama.

Carmen Miranda ocupa um lugar de destaque na cultura brasileira. Consagrou-se primeiro no país e depois se estabeleceu nos Estados Unidos, onde foi a maior divulgadora da cultura brasileira, com as músicas e filmes que interpretou. É esperado que seja alvo de homenagens no país que representou como ninguém no século passado.

Ela foi acusada de ser instrumento da estratégia americana de boa vizinhança com os países latino-americanos antes da Segunda Guerra e também de servir ao populismo de Getúlio Vargas. Acusavam-na ainda de acentuar os estereótipos do Brasil, de rebuscar os gestos, de “americanizar-se”.

Teatro da Revista

Chamamos de teatro de revista ao espetáculo teatral composto de números falados, musicais e coreográficos, humorismo, etc. Esse gênero teatral alcançou grande popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, pela crítica bem-humorada com que enfocava certos aspectos do cotidiano do país.

No teatro de revista eram bem comuns os termos comentando sobre: escravidão, capital federal, corrupção, doenças, aristocracia.

Eram bastante comuns nas revistas, as melhores piadas, expressões populares, músicas com malícias, frases de duplo sentido.

O teatro de revista não só é a parte colorida e engraçada, também caracteriza uma época, um espírito de um povo que estava se formando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com