TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Vargas - Resumo

Por:   •  30/11/2017  •  Abstract  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

A aliança liberal

A crise mundial de 1929 abalou muito os cafeicultores que vendiam uma enorme quantia de café para os norte-americanos, vários faliram e pediam empréstimos ao governo, que se negou por saber que isso quebraria o país novamente, esperavam que novamente o governo os salvasse, enquanto o povo se perguntava se o país ia novamente salvar os cafeicultores e prejudicar o país, ao invés de salvar o povo e deixar os fazendeiros por conta própria. A crise abalou alianças políticas também, agora era cada um por si, o presidente Washington Luís (PRP) ao invés de apoiar um presidente do PRM, apoiou o cafeicultor Julio Prestes, o PRM se juntou com o RS para fazer oposição ao PRP, e ofereceu aos gaúchos o cargo máximo: a candidatura de Getúlio vargas para a presidencia.
O PRP se dividiu por ideais diferentes, surgindo então o Partido Democrático, a união gaúcho-mineira fundou a Aliança Liberal, logo após o PD se juntou também. Vargas se popularizava com os discurssos populistas, mas Julio Prestes ganhou as eleições. Até que o vice de Vargas foi morto (por motivos pessoais) por um político associado às oligarquias, Vargas aproveitou para dizer que era assassinato político, que o mal do país era as oligarquias e etc. Os eleitores que apoiaram o vice começaram uma revolta nas cidades de BH, Recife e Porto Alegre, conseguiram derrubar o presidente, e com esse golpe de estado, colocaram Vargas no poder, era o fim da República Velha.

1930

Os vencedores da Aliança Libertadora faziam discursos trabalhistas e comemorando "o fim do poder das oligarquias" "o trinfo do Estado Nacional", isso tinha um ar de vitória proletária, mas não foi só isso, havia muitos interesses por detrás, chamar esse episódio de Revolução de 1930 é um exagero. As oligarquias ainda tiveram poder por bastante tempo, o que realmente houve foi uma reorganização social, o poder oligarquico continuou, mas com outra cara, a ideia de que todas as classes estavam juntas e lutavam pelos mesmos objetivos era apenas para ganahr adeptos, cada um queria uma coisa diferente. Sofrendo os efeitos da crise de 29, o govergo imitou os EUA e passou a ter grande intervenção na economia do país, Vargas queria diminuir a importância total do café, e incentivar a produção de outros produtos. Houve uma grande industrialização e urbanisação no país, os antigos cafeicultores viram que indústrias eram mais seguras que café, e deram apoio à essa evoloução do país. O movimento operário crescia grandemente, os comunistas se organizavam melhor e ameaçavam a burguesia, a repressão sobre esses foi enorme, pois para um país industrializado é necessário mão de obra calada, produtiva e obediente.

O governo provisório (1930-1934)

vargas dizia que deixaria o poder assim que o país estivesse em ordem novamente, mas ficou 15 anos! Não era um governo democrático, não tinha sido eleito, a centralização era absoluta, os sindicatos de trabalhadores e comunistas eram oprimidos e vigiados, mas o presidente criou Leis Trabalhistas também, mas o grande objetivo era controlar os operários. Os tenentistas foram postos de lado, seus ideais de combater os velhos poderosos cafeicultores, confiscando suas terras, foi enterrado, as aparências mudaram, as essências, nem tanto.

Revolução constitucionalista de 1932

Vargas tirou todos os governadores, e colocou homens de sua confiança, medida nada democrática, enquanto o PD esperava que fosse escolhido um representante deles para o governo de SP, o presidente colocou um republicano. A insatisfação dos paulistas foi grande, e tomaram o poder do estado, pondo na liderança líderes do velho PRP, o governo reprimiu o movimento duramente, 4 estudantes jovens foram mortos em combate num protesto, foi uma das sementes do movimento. Após derrotar os revoltosos, Vargas não puniu os poderosos diregentes do movimento pois sabia da sua importância econômica, perdoou metade das dívidas deles e convocou eleições para a elaboração de uma nova constituição.

Constituição de 1934

Em 1933 se reuniu uma Assembléia Constituinte (eleita com voto direto, secreto, e feminino também) para votar a  nova Constituição, que foi aprovada. O federalismo foi mantido, e o poder central foi fortalecido. Habia equilíbrio entre os Três Poderes, o voto era proibido aos analfabetos, dissouveu-se a Comissão Verificadora e criou se os tribunais eleitorais, existentes até hoje, mas na época era compostos por deputados sindicalistas, mas os unicos sindicatos permitidos eram os submissos ao governo. A Carta de 34 citava a intervenção do Estado na mineração, protecionismo para as indústrias, grande restrição para chegada de imigrantes, promovia o nacionalismo,  criava leis trabalhistas como jornada de 8hrs, férias, aposentadoria e etc., tornava obrigatória que crianças curssassem o ensino primário, voto secreto e direto para presidente, com uma excessão, voto secreto para a pr[oxima eleição presidencial. Quem foi eleito? O próprio Vargas!
Após o episódio citado houve o governo constitucional

O integralismo

Com a crise de 29 veio o desespero por um governo salvador e milagroso que arrumasse tudo, e com isso veio a ascenção de regimes totalitários em muitas partes do mundo. Os integralistas no Brasil formaram a Aliança Integralista Brasileira, usavam camisas verdes, a saudação era Anauê (no tupi quer dizer: voce é meu irmão), seguiam os ideais fascistas, tinham o lema "Deus, pátria e família", eram extremamente nacionalistas e defendiam um governo forte e autoritário, odiavam o comunismo e o ateísmo, sua marca era o símbolo grego "S", de Sigma. tiveram maior adeptos no Sul, onde estavam muitos imigrantes europeus que apoiavam os ideias de seus países de origem. O movimento foi sendo derrotado principalmente por causa das lutas sangrentas perdidas para operários comunistas e sindicalistas, eles eram muito violentos com qualquer um que pensasse diferente.

Aliança Nacional Libertadora

Na Europa as frentes populares tomaram com sucesso muitos governos, isso inspirou no Brasil a Aliança Nacional Libertadora, composta por comunistas, socialistas sem partido, democratas radicais e tenentes de esquerda. A ANL defendia a reforma agrária, o não pagamento da dívida externa, fim do latifpundio semifeudal, garantia das liberdades populares, nacionalização de empresas estrangeiras, e governo popular (fora Getúlio!). O grupo não era comunista, apenas propunha um capitalismo diferente, Vargas secretamente apoiava os integralistas, o medo da ditadura era grande, a ANL era a possível força de oposição, Vargas a proibiu e disse que ela conspirava contra a segurança nacional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com