TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO : ERA VARGAS 1926-1934

Por:   •  24/10/2022  •  Seminário  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

A ERA VARGAS

                 A Era Vargas mudou para sempre a história do Brasil.  foi nessa época que as mulheres conquistaram direito ao voto, e as leis trabalhistas foram criadas, por exemplo. Mas vamos falar sobre o início disso tudo na República Oligárquica em 1926, o Brasil funcionava de acordo com a política do café-com-leite. Resumidamente eram revezamento de presidentes entre São Paulo e Minas Gerais, esse esquema  funcionou perfeitamente por 36 anos até que o presidente Paulista Washington Luiz decide estragar tudo, Ele indicou como seu sucesso outro Paulista, Júlio Prestes, desse jeito, ele tava rompendo com a política do café com leite já que segundo a lógica era hora de nomear um sucessor Mineiro, assim o governador de Minas ficou boladíssimo e chamou toda galera que estava insatisfeita para criar aliança liberal... esse partido novo contava com tenentistas; empresários; a classe média, e principalmente os militares.
            eles tinham como objetivo reformar a política economia do país, declarando o voto secreto e implementando as reformas trabalhistas, dessa forma eles lançaram nas eleições Getúlio Vargas concorrendo como presidente, e João Pessoa como seu vice, as eleições aconteceram em março de 1930 e a chapa do paulista Júlio preste saiu vencedora, Até que em julho em João Pessoa o vice do Getúlio Vargas foi assassinado, o responsável pelo seu crime foi Duarte Dantas seu adversário político. o Governo Federal ficou como culpado por esse atentado e a partir daí é claro que a galera da aliança liberal ficou poderosíssima, criando uma rede de contatos militares, para depor o Washington Luiz.
              Em 1930 eles ajudaram Getúlio Vargas e realizar um golpe de estado e assim se tornar o próximo presidente, esse acontecimento ficou conhecido como Revolução de 1930 do início era Vargas a partir daí se iniciou o governo provisório de Vargas tinha objetivo de centralizar o poder em si com apoio dos seus amigos tenentes e reformar político brasileiro, para que nenhuma oligarquia encostasse no poder novamente, para isso ele anulou Constituição de 1831 e simplesmente expulsou os governadores de estado, colocando no lugar pessoas de sua confiança, os interventores. Ta mas... e a economia? lembra que a principal atividade econômica do Brasil era o café? Que com a crise de 29 as vendas caíram muito? para evitar queda no grão, Vargas ordenou que queimasse o que fosse produzido em excesso, foram 78 milhões de sacas, quantidade suficiente para garantir o consumo mundial do café durante 3 anos. E começou a investir pesado na industrialização, com o objetivo de substituir as importações, ou seja:  para o Brasil parar de importar dos gringos e as pessoas consumirem produtos industrializados fabricados aqui, alimentar o mercado brasileiro.

No meio disso tudo a oligarquia paulista tinha perdido todo o poder com a entrada dele, que era um militar e não nem ligando para os interesses dessa tal “elite cafeeira”, assim fizeram vários comícios, exigindo a nomeação de um interventor paulista e civil, alguém que fosse parceiro deles, para abafar isso Getúlio concede o desejo deles, criando um código eleitoral inovador, a partir daí o voto séria secreto e permitido a mulheres, mas nem com isso os paulistas ficaram de boa, eles exigiram uma constituição, já que no momento não tinha nenhuma, e uma nova eleição de imediato. aconteceram várias manifestações que viraram tipo uma guerra civil, que durou 2 meses e foi chamada de REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, eles falharam, mas conseguiram dar uma pressionada em Vargas, que em 1933 convocou novas eleições, para que formassem uma assembleia e uma constituição, em 1934 nasce uma nova constituição, dai foram realizadas eleições indiretas, e Vargas foi oficialmente eleito presidente do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com