TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escravidão Negra no Brasil, do Tráfico a Resistência.

Por:   •  18/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

FIRP/UNIESP

Atividade:

A Escravidão Negra no Brasil, do Tráfico a Resistência.

Elaborado por: Mickei Cardoso Vieira

Disciplina de: História e Cultura Afro-brasileira e indígena

Prof: Elza.

[pic 1]

Ribeirão Pires 09/2016

Introdução:

Uma das mais ricas e tristes histórias já contada desde a antiga 1°série nas escolas, a História da Escravidão no Brasil e sua Resistencia, nos trás inúmeras vertentes, desde as glórias dos Bandeirantes, aos escravizados, o tráfico de seres humanos e o sofrimento de índios e negros, ao decorrer dessa passagem histórica e triste, não só em nosso país, mas em grande parte do globo terrestre. Nada mudara as desonras os massacres e a crueldade que esses povos sofreram, mas a informação, o conhecimento dos fatos, pode cada vez mais trilhar caminhos mais humanos a partir da conscientização das gerações atuais e das próximas gerações, a surgirem. O entendimento e reflexão dos fatos reais nos preparam para repassar não só o conhecimento, mas o sentimento correto sobre o ocorrido. Foi uma era de trevas, em que mesmo os estudiosos, eram leigos e a maioria dos que viveram neste determinado tempo acreditavam  que aquilo era normal......

[pic 2]

Quanto maior o conhecimento, menor é o erro! Vieira / Mickei Cardoso.

Desenvolvimento:

Foram 500 anos de escravidão isso mesmo 500!!!

Imagine vocês que durante este período houve torturas, mortes, esquartejamentos e enforcamentos e deveras outros horrores, pois é assim que vejo há época da escravidão, As pessoas eram tiradas do seu lar da sua casa, mulheres, crianças, homens, jovens...etc.. Vinham da África nos primórdios, mas com o decorrer do tempo aqui no Brasil começou com o tráfico interno. “Os famosos Navegadores” atravessavam o mar até a África e as pessoas capturadas e escravizadas eram transportadas em caravelas em condições sub-humanas, mais da metade chegavam mortos ou com doenças graves ou muito debilitados.

Havia também a escravidão entre os próprios negros nos clãs da África, mas essa era feita de forma em de punição, quando havia crime e também quando uma determinada aldeia perdia uma guerra os derrotados eram trazidos como escravizados sim, mas não como mercadorias não eram trocados ou vendidos, eles eram agregados aquele Clã e assim faziam parte da tribo tinham trabalhos ou responsabilidades diferenciadas dos demais, ou-seja piores. Com a chegada do homem branco e seus presentes vindos da Europa cobiçavam os próprios chefes na África fazendo com que esses mesmos chefes vende se ou trocavam negros por produtos em geral.

No Brasil essa escravidão era puramente comercial, o negro que aqui chegava era tratado como pura e simples mercadoria não tendo direito a nada. A vida de um negro no Brasil na escravidão não ultrapassava 30 anos.  

 

Após a instalação da escravidão no Brasil tivemos um período em que o trazer escravos da África  foi proibido, o tráfico de escravos começou a ser feito mesmo com a proibição, houve uma época em começaram a traficar escravos dentro do Brasil de uma cidade para outra e de um estado para outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com