TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia - Cultura Negra no Brasil

Por:   •  2/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  1.235 Visualizações

Página 1 de 8

ANTROPOLOGIA                23.03.2012

1. CULTURA NEGRA NO BRASIL

1.1 – O negro, como grupo étnico integrante da população brasileira, vem exigindo dos estudiosos cuidadoso e profundo tratamento, dada sua significativa presença desde o início de nossa história.

1.2 – Negro: genética, cultura, etc.

1.3 – Formação étnica do brasileiro: negro, indígena, europeus, asiáticos, ....

1.4 – Grupo Étnico: é aquele que se perpetua por meios biológicos, e partilha cultura comum, comunicando-se e interagindo de tal forma que se torna fácil a identificação de seus membros. É, na verdade, uma forma de organização social.

1.5 -  Sincretismo religioso ......

1.6 – A partir do final do século XIX, multiplicaram-se os estudos sobre essa etnia. O “negro” tem servido como temática a muitos cientistas sociais, sobretudo antropólogos, sociólogos e historiadores, na defesa de teses muitas vezes  discordantes, mas por isso mesmo bastante estimulantes, na interpretação dos fenômenos relativos à presença africana no Brasil.

1.7 – Aspectos Históricos:

- séculos XV e XVI = vigorosa e fecunda expansão da Europa Ocidental, cujos interesses atingiram grande parte da humanidade, provocando mudanças nas configurações socioculturais e colaborando para a formação de etnias e nacionalidades;

- novo estágio do desenvolvimento humano, possível pela conseqüente redefinição da concepção de universo, condicionada pela eclosão do Renascimento e pela ampliação do mundo com a descoberta do continente americano;

- Povos europeus, africanos e americanos foram os protagonistas dessa fase histórica. Os primeiros, como agentes civilizadores; os segundos, como instrumentos construtores; e os últimos, como pacientes do processo civilizatório dos últimos séculos;

- Portugal e Espanha – destaque na transfiguração cultural da América Latina (povos conquistados) !

1.8 – Primórdios da Escravidão Africana =

- Durante 3 séculos o elemento “negro” foi trazido na condição de escravo, e não de grupos portadores de configurações culturais integradas. Essa situação concorreu para que a inevitável transmissão de suas culturas se fizesse de forma fragmentada e mesmo depreciada.

- O negro em seu continente de origem se apresentava com culturas diferentes:

a. alguns grupos culturas bem primitivas,

b. outros níveis culturais mais elevados,

c. outros se desenvolviam sob a influência islâmica, dando origem a estruturas políticas, econômicas e sociais bem significativas.

- Os diversos níveis culturais levaram o negro a diversos níveis de desenvolvimento, os quais foram rompidos quando o homem branco, na sua ambição e cobiça, passou a apresar e a escravizar o homem negro, iniciando o comércio negreiro para sustento do regime escravagista.

- na Europa o tráfico de escravos já era bastante ativo no século XV. ....os portugueses desenvolveram comércio de escravos comprados na Costa do Ouro, e depois ao longo de toda a Costa Ocidental da África.

- Com a descoberta do Brasil (séc. XVI), esse comércio foi incrementado por força da necessidade de mão-de-obra nas tarefas da colonização.

- Na África, as populações passaram a sofrer intensamente as conseqüências do abominável comércio que apreendia, escravizava e até exterminava a mercadoria humana; consequentemente, modificavam-se as sociedades que participavam.

1.9 – O Escravo na Economia Brasileira

- A escravidão do indígena já era praticada, mas os nativos não entendiam o trabalho sistemático dos brancos e muito menos a escravidão, acostumados que estavam a uma economia de subsistência, sem nenhuma preocupação com o armazenamento futuro.

- Não se tem registro da vinda dos primeiros negros para o Brasil, mas é certo que, a partir da produção do açúcar, primeira indústria nacional, levas contínuas foram introduzidas, satisfazendo à política colonizadora de Portugal de valer-se de escravos como mão-de-obra.

- Séculos XVI e XVII = aristocracia rural do açúcar – senhores de engenho;

- Paralelamente desenvolveram-se o latifúndio, a monocultura e a escravidão, para a manutenção desse complexo socioeconômico.

- Nos séculos XVIII e XIX a mineração e a cultura do café exigiram a importação de novos contingentes.

- A cultura como um todo foi influenciada pela presença africana = vida social, econômica e religiosa) = subsistiu 3 séculos .....

- Apesar da destruição das estruturas africanas, seus valores subsistiram através da formação de novas instituições, influenciadas pelos modelos africanos associados aos europeus e aos nativos.

- Tão significativa qto a cultura foi a herança biológica legada pelo elemento negro em contato com europeus e índios no território brasileiro:

= 1525 = chegaram primeiros africanos,

= 1549 = D.João III – legalização – 120 escravos por engenho =  a partir daí o tráfico negreiro se intensificou ...

= 1.600 = 20.000 escravos nos engenhos de açúcar,

= início século XVIII = população brasileira = 3.250.000 indivíduos, dos quais dois milhões eram negros,

= 1850 =  8 milhões de habitantes – incluídos 2.500.000 escravos.

= miscigenação:

- mulato = branco + negro,

- cafuzo = negro + índio

- tipos intermediários entre senhores e escravos.

- Através dos séculos = diminuição dos grupos escravos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com