TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Cultura Brasileira

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS UNIFEMM

EVOLUÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA E A SUA INFLUÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Nome: Vitor Estevam Pereira de Oliveira                

Matricula: 033255

Sete Lagoas

2018

EVOLUÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA E A SUA INFLUÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Nos primórdios da população indígena, sua renda familiar era por meio da agricultura, ou seja, plantando e colhendo seus próprios alimentos para subsistência, muita das vezes uma pequena área de plantio de mandioca, mas uma extensa área de domínio indígena. Após longos anos houve a automatização, as maquinas agrícolas apareceram e com elas os grandes fazendeiros em busca de gigantescos terrenos para o uso de plantio e colheitas visando o lucro com os mesmos.

Conflitos foram e são gerados até hoje, guerras entre fazendeiros que possuem seguranças armados em suas fazendas contra indígenas que possuem paus e pedras para se defenderam e buscarem a honra de suas terras, plantios e famílias, ou seja, a cultura está mudando, porém muitos povos são esquecidos e prejudicados visando o lucro e enriquecimento de poucos.

No século 19, possuía diversos empregos mas, eram os famosos trabalhos “braçais”. Uma população sem estudos, sem conhecimento, sem tecnologias, se submetia a essas condições como se aquela forma de viver fosse a melhor e a mais garantida para possuir o salário do dia a dia. Uma época marcada por uma população trabalhadora e honesta. Nesta época a mulher não possui muito mercado, eram mais donas de casas, cuidadora de idosos, pessoas maternas que viviam para cuidar dos seus filhos, enquanto o homem possuía a visão de que ele era quem deveria levar o dinheiro e alimento para a sua moradia. Pessoas deficientes não possuíam vez no mercado de trabalho, uma comprovação é a própria “Lepra” na qual pessoas que possuíam há doença, foram presas, machucadas, esquecidas, em cadeias, cidades, se afastando cada vez mais da população, como se fossem animais ou pessoas de outro mundo que não poderiam haver um convívio.

Muitos profissionais daquela época não possuíam se quer escolaridade, mas muitos eram grandes empreendedores, conseguindo assim grandes nomes, afazeres e poder, muitas famílias carregam este legado até os tempos atuais, uma era marcada pela malha ferroviária, na qual destinou uma grande massa de emprego para a população e movimentava o pais economicamente naquela época.

Atualmente a cultura evoluiu, a mulher adquiriu mercado de trabalho, grandes cargos industriais e comerciais, juntamente com a tecnologia onde os serviços braçais ficaram um pouco no passado e quem assumiu os trabalhos pesados, foram as maquinas.

Podemos perceber que os direitos e deveres e a inclusão social vem sendo diariamente debatidas e que cada vez mais vem ganhando espaço e força. Constatamos que, em lei é obrigatório o direito de trabalho e estudo aos deficientes, abrindo assim uma porta para o mercado de trabalho para os mesmos.

Profissionais que concorrem as vagas atualmente necessitam de uma capacitação maior, especializações na área em que visam ingressarem, a crise, os fechamentos de postos de trabalhos, forçou que os profissionais sejam, criativos, inovadores e que busquem mudanças curriculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com