TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ficha de texto sobre a inclusão da América tropical

Por:   •  15/5/2020  •  Ensaio  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

AB’SÁBER, Aziz Nacib. “Incursões à pré-história da América tropical”. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). 2ª ed. São Paulo: Editora SENAC, 2000, p. 31-43.

 Estrutura externa:

 O capitulo está dividido em paragrafo e nos trazendo um assunto complexo no entendimento porque veio a dispor de um conjunto de informação que não nos traz uma fácil compressão e não precisa especificar aonde está disposto as divisões do mesmo.  

 Tema:

Em direção do desconhecido

 Resumo:

Durante vários anos alguns estudiosos vêm tentado explicar o povoamento na américa, antes do tempo presente e suas relações com os povos que povoara este continente. Franz Boas, na década de 20 alertava para a letalidade dos contatos dos grupos étnicos entre grupo de culturas primarias, diante de representante agressivo e mais complexas. Que provém para explicar vários dos acontecimentos triste e dramáticos que ocorreu durante algum tempo na história deste novo mundo.

Contundo o estudo sobre a pré-história americana veio tomando um viés e respaldo no campo da pesquisar, que veio se consolidado para não cair no esquecimento durante as várias teoria que tem sobre o meio de povoamento sobre o primeiros habitantes da américa; que a pré-história da américa não pode ser excluída pelo intelectuais responsável .um dos primeiro pesquisador a discutir sobre este tema foi Plabo Martines Del Rio nos anos 40 , sentenciou que os homens que povoaram a américa eram alóctones mas que as culturas por eles elaboradas foram absolutamente autóctones.

Para entender estas possíveis rota de passagem desta caminhada para o novo mundo dos primeiros homens, devido aos estudos realizados na área teve que ao pré-historiadores foram obrigados a altera fatos é hipótese e teoria que foram feitos em paralelos sobre o povoamento deste novo mundo. Esse e o coso da vigorosa preposição da região de Berringhe como possível área de acesso de caçadores da Eurásia e do leste europeu para o continente americano: que se refere ao grupo de caçadores e colhedores que vivia perambulado por diferentes espaços ecológicos Ásia.

Estava nesse pé as tendências para a aceitação cientifica da época para a chegada de grupo mongoloides na américa do Norte e continente australiano, quando surgiu a informe complicado relacionado a datação de alguns vestígios do jazigo pré-históricos de São Raimundo nonato (Piauí), Por Niede Guidon e sua equipe. Que teve um empaqueto muito relevante para o estudo do povoamento da américa na pré-história e criação de novas teoria para explica este povoamento.

E, portanto, durante achegada de alguns grupos de caçadores coletores se organizaram as beiras das costas Brasileira que ali encontrara condições para viver perto do mar, transformando em caçadores pescadores e criando uma nova cultura marcante vinculação ecológicas. Estes foram os famosos grupos seletivo criado dos sambaquis: os chamados “homem sambaquis”.        

 Citações relevantes: 

Um importante foto complicador, que pode introduzir modificações radicais nesse raciocínio, está ligado às datações e pesquisar de Niede  Guidon no sul do Piauí.(p.37)  

 Comentário pessoal:

O texto dispõe de informação que nos remete a um estudo muito cauteloso, porque ele dispõe de informações que devemos ficar atento e a leitura e na hora de fazer a interpretações do mesmo para um bom entendimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com