TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação e Pensamento

Por:   •  5/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10

UNOPAR EAD

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Filosofia da Educação e Pensamento, Pedagógico, Organização do Trabalho, Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II

ANA  LUCIA FERNANDES E SILVA

MANAUS

2016


ANA  LUCIA FERNANDES E SILVA

Filosofia da Educação e Pensamento, Pedagógico, Organização do Trabalho, Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II

Trabalho apresentada como exigência para obtenção do grau de Especialização em LICENCIATURA EM HISTÓRIA da UNOPAR EAD.

Orientador: Mari Clair Moro, Marlizete C. B. Steinle, Regina Célia Adamuz, Reinaldo B. Nishikawa

MANAUS

2016

RESUMO

O presente trabalho objetiva uma discussão sobre as principais tendências pedagógicas e os fundamentos que as correlacionam, ou não, com a prática pedagógica para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Espera-se obter reflexões que apontem qual a tendência é melhor relacionada para o que se espera da metodologia aplicada no programa. Muitas pesquisas têm sido feitas, tanto sobre a importância quanto sobre as bases teórico-práticas das tendências pedagógicas, bem como sobre a identidade e perfil do aluno, porém pouco se discute sobre a prática pedagógica nesta modalidade. Com a realização dos estudos conclui-se que a tendência histórico-crítica apresenta mais particularidades condizentes com as necessidades metodológicas, visando à formação plena do educando, em meio as prerrogativas de um programa educacional.

Palavras-chave: Tendências pedagógicas.


ABSTRACT

This work aims at a discussion on the main pedagogical trends and fundamentals that correlate or not with the pedagogical practice for the National Professional Education Program Integration with Basic Education in Adult and Youth Education Mode . Expected to get reflections that point where the trend is best related to what is expected of the methodology applied in the program. Many researches have been done on both the importance as on the theoretical and practical bases of pedagogical trends , as well as the identity and profile of the student, but little is discussed about the pedagogical practice in this mode . With the completion of the studies it concluded that the historical-critical trend features more consistent with the particular methodological needs , aiming to full training of the student , among the prerogatives of an educational program .

Keywords: pedagogical trends .


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS        

2.1.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADIOCIONAL        

2.1.2 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA        

2.1.3 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA        

2.1.4 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA        

2.2 TENDÊNCIA PEDAGÓGICA PROGRESSISTA        

2.2.1 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA        

2.2.2 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA        

2.2.3 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Com efeito, entendida a pedagogia como “teoria da educação”, evidencia-se que se tratade uma teoria da prática: a teoria da prática educativa. Não podemos perder de v ista, porém, que se toda pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é pedagogia. Na verdade o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Assim, não se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade não tendo como objetivo formular diretrizes que orientem a atividade educativa, como é o caso das teorias que chamei de “crítico-produtivistas”.

Feita essa observação preliminar, podemos considerar que, do ponto de vista da

pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira seria composta pelas concepções pedagógicas que dariam prioridade à teoria sobre a prática, subordinando esta àquela sendo que, no limite, dissolveriam a prática na teoria. A segunda tendência, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática e, no limite, dissolvem a teoria na prática.

No primeiro grupo estariam as diversas modalidades de pedagogia tradicional, sejam elas situadas na vertente religiosa ou na leiga. No segundo grupo se situariam as diferentes modalidades da pedagogia nova. Dizendo de outro modo, poderíamos considerar que, no primeiro caso, a preocupação se centra nas “teorias do ensino”, enquanto que, no segundo caso, a ênfase é posta nas “teorias da aprendizagem”.


2 DESENVOLVIMENTO

Sob a perspectiva da tendência pedagógica espera-se que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, através das autogestão e total liberdade de escolha das Tendências Pedagógicas na importância do conhecimento advindo da experiência, possibilitando em uso na luta de classe, superando as diferenças e as desigualdades sociais.

2.1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. Receberam também, contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais, contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. As tendências pedagógicas liberais mais importantes são: Liberal Tradicional e Tendência Liberal Renovada, Tendência Liberal Tecnicista, Tendência Liberal Progressista vamos ver o que defendem cada uma destas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com