TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Rondônia

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO APARÍCIO CARVALHO - FIMCA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 1º PERÍODO

GABRIEL BARROS BEZERRA

A FORMAÇÃO DO ESTADO DE RONDÔNIA

                                     PORTO VELHO/RO

2021

Por volta do século XVII os colonizadores começaram a percorrer o atual estado de Rondônia. Com a descoberta do ouro no século seguinte, aumentou os interesses das terras naquele local. Com a construção do forte príncipe da beira as margens do rio Guaporé, formou-se os núcleos coloniais que só prosperou no fim do século XIX com o forte inicio da extração da borracha.
        A população rondoniense foi formada em grande parte por índios e brancos. Um grande movimento migratório da região nordeste se resultou na vinda de muitos nordestinos por conta da vasta exploração da borracha. Um dos fatores importantes da formação do estado foi a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, que participou bastante no transporte de produtos através da ferrovia. Em 1977 se iniciava uma nova etapa no processo de povoamento no estado de Rondônia, a partir do Plano de Integração Nacional (PIN). Esse novo ciclo se deu ao longo da BR-364 onde se concentrava a maioria dos imigrantes.
        Rondônia passou por vários ciclos em toda a sua história que impulsionou o povoamento no estado. O primeiro ciclo da borracha se deu no ano de 1840 na Amazonia, porém, teve o seu auge entre 1879 e 1912. A extração já era algo comum entre os indígenas daquela época que eram conhecidos como seringueiros caboclos que também coletavam óleos de copaíba, cacau e dentre outros produtos, porém, a borracha foi um produto de extrema importância para a subsistência daquela região indígena. Com isso, o vale amazônico, vale do rio madeira e Guaporé-Mamoré, atualmente estado rondoniense, foram inseridos de forma rápida nesse processo econômico. Um enorme aumento na produção ocorre em poucas décadas, principalmente, em razão da chegada da mão de obra nordestina sendo fundamental para esse aumento na produtividade.
        De acordo com os fatos supracitados acima, Rondônia deu-se a existência por várias situações com o ciclo econômico baseado em consequências da extração do látex principalmente após a segunda guerra mundial, mineração das jazidas de ouro no rio Guaporé, construção do forte príncipe da beira, construção da ferrovia Madeira-Mamoré e dentre outros fatores que incentivaram a formação do estado.

Fontes que extraí informações: Wikipedia, TudoEscola, Toda Matéria, Portal de Rondonia. PDFs compartilhado por um colega e entre outros sites que busquei ler e interpretar da minha forma.

Professor: Gilmar Dos Santos Nascimento – Humanidades e Cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com