TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fortaleza de Macapá

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3
  • TÓPICOS A DESTACAR

  • ELEMENTO ESTRUTURAL

  • Identificação dos elementos estruturais

Os elementos estruturais utilizados para a construção da Fortaleza são bem variados. Podendo citar a pedra, areia e tijolo que eram compactados com argamassa. As pedras usadas são areníticas, que são pedras com tecido ferruginoso, que é corrosivo ao ácido.

Um ponto que deve ser destacado, é que as fortalezas eram feitas com materiais e estruturais encontradas no local de sua construção. Então eles adaptavam os materiais existentes no local para usá-los, sem o pensar em exportação de materiais.

  • Os baluartes

Os baluartes são uma obra defensiva, situados nas esquinas e avançados em relação à estrutura principal de uma fortificação abaluartada. Normalmente tem o formato por um pentagonal, apresentando duas faces, dois flancos e uma gola.

Seu principal objetivo é cruzar fogo contra o inimigo, pois eram utilizados como uma plataforma de artilharia. Possibilitavam a melhor vigilância, pois era possível olhar através deles, impedindo o ataque inimigo ás cortinas situadas entre eles.

  • Análise comparativa quanto ao uso da Fortaleza do Amapá e da Fortaleza de Santa Catarina

A Fortaleza de São José de Macapá localiza-se numa ponta de terra à margem esquerda do rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, em Macapá. Ela testemunha do vasto projeto de defesa da Amazônia desenvolvido pelo Marquês de Pombal.

Já a Fortaleza de Santa Catarina, na verdade é um forte. Está localizada sobre uma elevação arenosa à margem direita da barra do rio Paraíba do Norte, atual município de Cabedelo, no litoral do estado da Paraíba.

A diferença entre Fortaleza e Forte é peculiar. O forte se compõe de uma ou mais baterias de Artilharia localizadas na mesma obra. Já a fortaleza, compõe-se de duas ou mais baterias localizadas em obras independentes e com largo intervalo entre elas. Neste caso, a fortaleza tem disponibilidade a armas (canhões) com valor mais efetivo e área de maior abrangência.

  • OPINIÕES PESSOAIS

  • Uso atual da Fortaleza

A Fortaleza de São José de Macapá é aberta ao público e usada para pesquisas e visitações. Nela contém um museu, que explica a história da mesma, e sua importância como fator social e de turismo.

Além disso, podem ser recebidos alunos em salas reservadas para debate de diversos assuntos históricos sobre a cidade de Macapá.

  • Pautar se o uso da Fortaleza gera renda para a sua manutenção

A Fortaleza de São José de Macapá não gera renda para a sua manutenção, pois a visitação da mesma é gratuita, onde só é coletada a assinatura dos visitantes, para algum tipo de cota ou apenas controle. Ela depende do poder público para reforma-la e conservá-la.

  • Analisar se na Fortaleza poderiam ser empregados outros tipos de uso, e exemplifica-los

Outros usos poderiam ser empregados na Fortaleza, por exemplo: eventos como palestras de diversos temas para despertar o interesse, principalmente dos jovens, de aprender mais sobre a cultura e história do Estado. O turismo tem que ser incentivado, pois a Fortaleza é o monumento mais conhecido da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com