TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundação de Roma

Por:   •  26/9/2023  •  Dissertação  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação de Roma (753 a. C.)

Conheça um pouco sobre a história da fundação de Roma, que é composta por lendas e mitologias, além de ter como peças mais importantes os irmão Rômulo e Remo.

Uma das maiores civilizações da Antiguidade foi a Roma Antiga, que teve início na fundação da cidade Roma, que aconteceu em 753 a.C., fundação essa que é envolvida por mitologias e lendas.

[pic 1]

De acordo com a lenda tradicional a fundação de Roma está associada com a imagem acima, em que se encontra os irmãos gêmeos Rômulo e Remo e a figura de uma loba, a qual foi responsável pela amamentação dos irmãos quando bebês. Rômulo e Remo, filhos de deus Marte e da princesa Reia Silvia, foram abandonados nas margens do rio Tipre por ordem do rei Amúlio, o qual temia que eles viessem a reivindicar o trono. Para a sorte dos bebês, uma loba os encontrou, os protegeu e os amamentou, dessa forma eles sobreviveram até que foram encontrados por um pastor, eles cresceram e ao terem conhecimento sobre sua verdadeira linhagem decidiram fundar uma cidade.

Discordaram sobre o local exato da fundação, Rômulo preferia o Monte Palatino, já Remo preferia que fosse no Monte Aventino, decidiram resolver isso através de um presságio divino, no qual Rômulo avistou doze pilares flutuando sobre seu monte de preferência, e logo depois Remo avistou apenas seis pilares.

Rômulo alegou que o sinal divino que ele presenciou era mais forte, porém Remo não aceitou, o que promoveu uma briga entre os dois e Remo levou a pior e foi morto pelo irmão. Rômulo tornou-se o único líder e fundou a nova cidade, nomeando-a de “Roma”, homenageando a si mesmo. Ele atraiu novos habitantes para a nova cidade e iniciou a construção das muralhas para protegê-la.


[pic 2]

Roma cresceu gradualmente até se tornar uma potência regional, seu sistema de governo evoluiu de monarquia para república e logo após para império. Roma se tornou um o centro de um grande império que abrangia grande parte da Europa, partes da Ásia e norte da África.

A fundação de Roma apresenta uma mistura de mitologia e história, Rômulo e Remo desempenharam um papel central na lenda, ou seja, vale destacar que trata-se apenas de uma narrativa lendária que representa o início da fundação da cidade, dessa forma essa história é considerada mitológica, no entanto é uma parte importante da tradição histórica da fundação de Roma.


Autor e postagemReinaldo Oliveira

Disponível em: https://www.expandindosaber.com.br/2023/09/fundacao-de-roma-romulo-e-remo.html 


Referência das imagens:
https://lsaclassics.com/
https://romapravoce.com/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (357.4 Kb)   docx (272.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com