TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRÉCIA ANTIGA

Por:   •  15/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  10.501 Palavras (43 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 43

G,récia Antiga

x

Introdução à Grécia Antiga

Os primeiros seres humanos a pisarem no território grego chegaram lá por volta de 70.000 anos atrás. Agora o povo que nós chamamos hoje de gregos e que falam esse idioma, chegaram à região da  Península Balcânica  por volta de 4000 anos atrás, ou seja, 2000 a.C. Os gregos antigos não se chamavam por gregos, mas sim se auto denominavam helênicos.  

Quando falamos em Grécia Antiga, não nos referimos a um reino e muito menos a um país, pois não era assim que eles se organizavam. A Grécia se organizava na forma de cidades-estados que tinham governos independentes, possuíam controle total de seu território, por isso seu governo possuía autonomia independente. Sendo assim, não existia um estado como existe hoje. Cada cidade grega poderia ter sua própria forma de governo como  a democracia (Atenas), aristocracia (Tebas e Corinto) ou a Oligarquia  (Carta). A união dessas comunidades esta associada à figura mitológica de Teseu.

TERRITÓRIO GREGO

A primeira coisa que temos que sabe sobre o território da Grécia antiga, é que ela não corresponde à Grécia atual. A Grécia antiga era muito pequena, e por ser um território muito montanhoso, era muito ruim pra agricultura, e a terra onde eles viviam era árida e seca. Porém, e eram cercados pelos mares. E por isso, aproveitaram essa condição para realizarem comércios marítimos, viagens marítimas, pescas etc.

E pelo fato da geografia da Grécia antiga ser uma região cercada de montanhas, faz com que cada cidade ficasse isolada uma da outra. Assim criando sua própria identidade, costumes e regras.

 CIVILIZAÇÃO GREGA

A civilização grega surgiu pelos mares Egeus, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 a.C. Formou-se a partir da migração de tribos indo-europeia são eles: aqueus, eólios, jônicos e dórios. Eles contribuíram para o desenvolvimento da civilização grega. Os primeiros helenos se estabeleceram na região do Mar Mediterrâneo. Suas contribuições foram à formação das primeiras cidades autônomas que viviam do desenvolvimento da economia agrícola e do comércio marítimo e principalmente para o desenvolvimento da civilização grega. Os jônios formaram as primeiras cidades-estados e a população da península grega. Contribuíram para o desenvolvimento da cultura grega antiga, principalmente, da ciência e do racionalismo. Os dórios eram nômades e habitaram a região central da Europa antes do século XII A.C. Participaram da formação de varias cidades-estados da Grécia Antiga. Os aqueus eram um povo indo-europeu que colonizaram a Grécia por volta de 2000 A.C. São responsáveis, junto com os dórios, jônios e eólios pela colonização e formação da civilização da Grécia Antiga. Os eólios foram um dos quatro povos que colonizaram o território grego na antiguidade. Originaram-se nas regiões ocidentais da Macedônia. Colonizaram a região litorânea do mar Egeu, por volta de 2000 a.c, e tinham como principal base econômica a agricultura.

Os aqueus ou micênicos foram o primeiro povo a chegar à Grécia. Eles ficaram famosos por dominarem o povo da cidade de Creta. Assim, com a junção das duas culturas (cretense e micênica), se formou a cultura creto-micênica. Em seguida, chegaram mais dois povos os eólios. Esses povos chegaram num acordo tão satisfatório, que no ano de 1.200 a.c planejaram a invasão à Troia, que da origem à famosa lenda de Troia. O quarto povo á chegar forma os dórios (1.200 a.c), que eram um povo extremamente guerreiro, tinham um maior desenvolvimento em armas e metalúrgica e já chegaram atacando e dominando os outros povos, as pessoas que ficaram e tentaram lutar contra eles, acabaram virando escravo ou servo. A invasão dos dórios foi tão grande que até os costumes dos povos gregos mudaram, antes as construções luxuosas, cheias de ouro e detalhistas, depois dessa invasão, as construções passaram a serem mais simples, mais defensivas.

 Por volta dos séculos VII A.C e V A.C, acontecem varias migrações dos povos gregos a varias regiões do Mar Mediterrâneo. Isso gerou a primeira diáspora grega e a colonização grega que era a povoação de vários povos gregos em diferentes lugares. Essa colonização foi um meio que eles acharam para acabarem com a escravidão e também por que eles precisavam de mais terras, por conta do aumento da população. Os povos que ficaram na Grécia, procuraram um meio de se organizarem naquela região, formando assim pequenas colônias que se juntaram com outras e dividindo tudo que tinham igualmente. Essas tribos eram chamadas de Guenos, que se juntaram com outros Guenos formando uma sociedade Gentílica. Era uma sociedade coletivista que viviam sempre em harmonia. Mas num certo momento, quando começou a faltar recursos e comidas que resultou numa propriedade privada, onde pelo critério deles, os mais velhos ficariam com toda a comida e o resto teria que procurar outro lugar para morar, ocasionando a segunda diáspora grega. Com essa diáspora, muito mais pessoas saíram da região da Grécia e não foram sós para a região da Ásia Menor, se espalharam por varias regiões como Espanha e Itália. A segunda diáspora foi importante porque com a povoação, os povos que saíram da Grécia, acharam terras mais férteis, começando a produzir recursos e vendendo mercadorias para antigas cidades da Grécia. Foi por causa dessa busca por novas oportunidades que os gregos conseguiram colonizar outras terras e passaram a praticar comércios entre eles mesmos aumentando a população das cidades antigas. Com essa ideia de propriedade privada junto com a cidadania, os gregos formaram as Polis que eram cidades- estadas, que caracterizavam a vida política dos gregos, surgiram por volta do século XIII A.C.

Com esses povos se iniciavam os tempos homéricos. Homero é o suposto autor das obras “Ilíada” e “Odisseia”, essas obras são grande fonte de referência histórica para se conhecer esse período.

PERÍODOS DA GRÉCIA ANTIGA

A Grécia Antiga é divida em cinco períodos:

- Pré-Homérico - entre 2000 e 1.100 A.C: Período que faz referencia a Homero, autor das obras Ilíada e Odisseia, que no qual a obra Ilíada narra à partida e chegada dos gregos da guerra de troia, e a obra odisseia narra à volta a Ulisses de troia a ilha de Itaca, na qual ele era rei. São fundamentais para forjar um estilo épico (epopeia) que permite intervenções mitológicas da sua cidade que retornou do Período da formação da Grécia. Período da formação das cidades cretenses. Neste período temos a ocupação do território grego e o desenvolvimento das civilizações creto-micênicas por meio dos comércios marítimos. Invasão dos dórios provocando a dispersão dos povos para cidades de outras regiões e a formações de pequenos povos e a formação de pequenas comunidades agrícolas; Tradição e religião eram grande fonte de poder; autoridade nas mãos dos mais velhos; brigas internas. Com todos esses confrontos internos, acabou ocorrendo uma grande desigualdade social provocando a divisão da sociedade grega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.1 Kb)   pdf (241.4 Kb)   docx (774.1 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com