TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRÉCIA E A INVENÇÃO DA POLÍTICA

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

DANIEDSON MEDEIRA DOS SANTOS

DANIEL SOUZA FERNANDES

ÉVERTON SOARES BERGANTIN

LUCAS PEREIRA DE JESUS SANTOS

A GRÉCIA E A INVENÇÃO DA POLÍTICA

ARIQUEMES-RO

2016

DANIEDSON MEDEIRA DOS SANTOS

DANIEL SOUZA FERNANDES

ÉVERTON SOARES BERGANTIN

LUCAS PEREIRA DE JESUS SANTOS

A GRÉCIA E A INVENÇÃO DA POLÍTICA

Trabalho de Filosofia apresentado ao Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Ariquemes.

ARIQUEMES - RO

2016

A CRIAÇÃO DA POLÍTICA E A FINALIDADE DA POLÍTICA PARA OS GREGOS

        Para explicar a criação do que conhecemos como política atualmente, devemos entender alguns eventos, pessoas e grupos que contribuíram para tal. Uma observação importante a ser feita é que, a palavra política deriva do original grego politiká e significa numa tradução livre, a forma como o estado se organiza.

        Os sofistas foram figuras importantes no contexto histórico político, pois elaboraram o novo ideal democrático da época, segundo eles a maior das virtudes é a justiça e todos, desde que cidadãos da pólis, deviam ter direito ao exercício do poder. Após a criação do ideal democrático, algumas regiões gregas passaram a ter um sistema democrático básico, onde os cidadãos da pólis decidiam a respeito da mesma. Fato este que não foi muito favorável aos aristocratas, que estavam em grande ascensão neste período. Podemos analisar dentro deste contexto que, a política era a ferramenta dos cidadãos para organizar a vida em sociedade.

        Após a morte de seu professor Sócrates, o aluno Platão se encontrava desacreditado na democracia, sendo assim ele cria um modelo baseado na sofocracia, onde somente os sábios deveriam governar a pólis. Neste mesmo contexto, cria sua utopia filosófica, onde descreve que o poder deve ser baseado não nas riquezas, mas sim na inteligência.

        Logo após Platão, Aristóteles (seu aluno), fez a primeira distinção de ética e política, pois até então os dois eram considerados como sendo um só, todavia segundo ele os dois eram “unidos”, pois um não poderia existir sem o outro. Aristóteles afirma que a política é a culminância da ética, pois o bem comum segundo ele, é mais belo e mais divino do que o do indivíduo, já que o primeiro engloba o segundo. Sendo assim, neste cenário, política passava a ser a ferramenta utilizada para alcançar o bem comum.

        Em resumo, existia uma sociedade, e esta precisava viver em organização, sendo assim a política surge como ferramenta para que o homem consiga viver em sociedade de forma justa e organizada (através das leis). Pela Grécia ser composta por apenas 1/5 (um quinto) de planícies, e as cidades serem significativamente afastadas umas das outras, então não havia uma forma de política centralizada, a qual todas as cidades usassem como base, ou seja, cada pólis (cidade) tinha sua forma de organização interna, baseada nos pensamentos de seus cidadãos.


REGIMES POLÍTICOS

        Basicamente o regime político, para ciência política, é o nome que se dá ao conjunto de instituições políticas por meio das quais um estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade.

        Antigamente os gregos usavam dois vocábulos para compor as palavras que designam os regimes políticos que são arché (arquia) e kratos (cracia), o termo arché designa o que vem primeiro, o que tem comando, ou seja, designam a quantidade dos que estão no comando, e o termo kratos diz respeito ao poder ou autoridade suprema, em outras palavras, designam a quantidade dos que estão no comando. Então do ponto de vista arché, os regimes políticos podem ser a monarquia, ou o governo de um, a diarquia, ou governo nas mãos de reis por exemplo e a oligarquia, ou o governo de alguns aonde esses tinham esse poder por algum privilégio. E, do ponto de vista kratos, os regimes políticos podem ser a autocracia aonde o poder era por si próprio, a aristocracia aonde o poder estava nas mãos dos melhores e a democracia aonde o poder está em mãos do "povo".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (303.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com