TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grécia Antiga

Por:   •  23/3/2017  •  Dissertação  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

A Grécia, considerada o berço da civilização antiga foi responsável por desenvolver grandes feitos tecnológicos, grandiosos monumentos e varias questões que influenciaram no desenvolvimento de muitas civilizações.

Por volta do ano de 480 a.C a Pérsia, um dos maiores impérios da época, cravaria uma batalha com a Grécia para tentar  conquistar suas terras e torna-las parte de seu grande império, porem um líder chamado Themistocles já estava preparado para lutar e defender a Grecia deste ataque. Themistocles estava disposto a unir todas as cidades-estados para assim formarem uma marinha forte para enfrentar os persas, e com essa formação foi construídos uma grande frota de trirremes, que eram as navegações mais mortíferas da época.  Como a frota persa era maior que a grega, Themistocles através de um plano ardiloso atraiu os persas para os Estreitos de Salamis para assim poder avançar com sua frota e transformar sua desvantagem em uma vantagem, vencendo esta batalha. Algum tempo depois desta luta, Themistocles foi retirado do poder  por seus inimigos políticos tendo que se exilar e passar o resto da sua vida na Pérsia. Themistocles revolucionou e desempenhou seu papel de líder em uma era de conquistas inspirado em povos ancestrais que abitaram grande parte da Grécia por volta de 1.300 a.C.  

Estes povos eram os micênicos, responsáveis por grandes batalhas, que são retratadas nos escritos de Homero conhecidos como Ilíada e Odisseia. Micenas era governada por Agamenon, e desde este período já eram encontradas grandes construções feitas por estes povos. A cidadela de Micenas era rodeada de murros feitos de pedra com um grande portal na entrada chamado Portal do Leão, considerado uma das mais belas construções da antiguidade. Assim como os egípcios, os micênicos também construíram grandes estruturas mortuárias para seus lideres, estas estruturas continham uma forma circular e eram chamadas de toloi. Por volta de 1.100 a.C está civilização desapareceu misteriosamente e após a queda de Micenas a Grécia acabou entrando na era das trevas e só no século VIII a.C as cidades-estados  começaram a se reerguer, e uma ilha chamada Samos teve um maior destaque por um grande feito de engenharia sob o comando do governante Polícrates.

Esta ilha continha extrema importância, era poderosa porem sofria com a falta de água potável então para tentar resolver este problema, Polícrates e seu engenheiro tiveram a ideia de construir um túnel que atravessaria o monte Castro até chegar a nascente que abasteceria a ilha, e o que tornou esta construção um grande feito da engenharia foi o fato de escavarem dois tuneis ao mesmo tempo, sendo um de cada lado da montanha para que eles pudessem se encontrar em um determinado ponto, pois assim não levaria muito tempo para sua conclusão. Como os métodos de engenharia e cálculos naquela época eram de certa forma um pouco primitivos, esta construção teria um alto grau de dificuldade para ser executada, mas sua conclusão foi um sucesso para o reinado de Polícrates, porem sua gloria durou pouco tempo, pois um governante persa mandou o prender, torturar e crucificá-lo.  

Em 461 a.C a cidade-estado de Atenas ganha um novo governante chamado Pericles, que foi responsável por varias conquistas  territoriais e grandes construções monumentais em seu governo.  Ocupando o posto de um líder incontestável, Pericles investiu todo o dinheiro da cidade de Atenas da melhor maneira possível construindo grandes estruturas públicas que transmitiriam a grandeza de Atenas. O Partenon, considerado o exemplo mais notável da arquitetura grega da antiguidade, foi construído a mando de Pericles para a deusa guardiã de Atenas, Atena. Foi necessária muita mão de obra e investimentos financeiros para a construção deste gigantesco monumento e após quase 15 anos de construção o Partenon foi finalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com