TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Que Napoleão Bonaparte Obrigou á Europa

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil deixa de ser colônia para se transformar em Império , quando a família  real portuguesa deixa Lisboa e se instala no Rio de Janeiro , pois estava fugindo da guerra que Napoleão Bonaparte obrigou á Europa . A vinda da família real trouxe muitas mudanças para o Brasil como pôr um ponto final nas práticas de monopólio comercial , além de mudar o Rio de Janeiro , e como tudo isso levou alguns setores a pensar em um projeto que é a existência de um Império luso-brasileiro .

Houve um processo  de liberalização da economia brasileira que permitia que os produtos importados vende-se nos supermercados do Brasil . O impacto que todos esses produtos importados tiveram na economia do Brasil , não é novidade para a nossa historia , nós já vimos algo parecido quando Dom João VI  promoveu  a abertura dos portos , em 1808 . Nesta época a família real já morava no Brasil .

Lisboa em 1807 . O porto da cidade tinha uma correria que só , porque é quando a família está se preparando para embarcar as pressas para o Brasil . A Europa estava em guerra , as  tropas de Napoleão Bonaparte já estavam em direção a Portugal. Mas qual o motivo desta guerra entre Portugal? Portugal estava no meio do fogo  entre a França e a Inglaterra , de um lado estava Napoleão insistindo que os portugueses unisse ao Bloqueio Continental e fechassem seus portos para a Inglaterra . No outro lado havia os ingleses, que pressionavam para que os portos ficassem abertos .Portugal se uniu aos ingleses e não fechou seu portos  , por isso que as tropas de Napoleão queriam invadir Portugal .

A situação de Portugal realmente era dramática , naquele momento as tropas de Napoleão já deviam estar alcançando Lisboa , foi quando a família real se viu forçada a embarcar para a colônia americana , as pressas . Porem não foi só o embarque que foi feito as pressas e  sem nenhuma preparação e sim a viajem toda que foi bem tumultuada .Todos os navios estavam lotados , não tinha água muito menos comida e para completar , o ataque dos piolhos obrigaram as mulheres a raspar o cabelo .

O Rio de Janeiro se desenvolveu bastante depois chegada da família real , a cidade passou a ser conhecida como a nova Lisboa. A família real criaram no Rio de Janeiro  o Banco do Brasil , a Biblioteca Real , a Academia Militar de Medicina  , e também permitiram a circulação dos primeiro jornal.

Em 1815 , as tropas de Napoleão Bonaparte são derrotadas na Europa . E com esta derrota as potências vencedoras começam a promover uma mudança e tanto no mapa da Europa , para a família real retornar pra Lisboa.  Eles não queria perder o poder  que haviam conseguido.Neste momento começa a se formar uma aliança entre portugueses e brasileiros . Essa aliança queria formar aqui o Império Luso-Brasileiro , eles queriam um Império Americano . Por outros motivos o rei teve que embarcar para Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com