TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA

Por:   •  25/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA 

 


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um pouco da história de João Pessoa, por uma visão de alguns pontos turísticos e teve como objetivo analisar a forma que se constituiu a nossa cidade para que possamos fazer uma aula de campo em determinados pontos da cidade já com um conhecimento prévio do que encontraremos.

 João Pessoa é um município brasileiro, capital do estado da Paraíba, é conhecida como "Porta do Sol" pois esta localizada a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. 

 Em 2017 a cidade teve seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Fora inscritos os seguintes Livros do Tombo: Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Esse tombamento teve como motivo a cidade ser uma das primeiras cidades fundadas no Brasil.


"Jampa"
"Cidade Real de Nossa Senhora das Neves"
"Cidade onde o sol nasce primeiro"
"Porta do Sol"
"Extremo Oriental"
"Jota Pê"
"Cidade Brasileira do Artesanato

2. UM POUCO DA HISTÓRIA

  No século XVI, chegaram os primeiros europeus ao Brasil, nesta época os índios Tabajaras se aliaram aos colonizadores portugueses, enquanto os índios Potiguaras se tornaram grandes adversários destes.

 O nome João Pessoa é uma homenagem ao politico paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que foi assassinado em 1930 na cidade do Recife quando concorria a vice - presidente da Republica, na chapa de Getúlio Vargas.

 A cidade de João Pessoa nasceu nas margens do rio Sanhauá, a partir de onde subiu as ladeiras em direção ao que hoje é o Centro. A expansão urbana ocupou a antiga área rural

3. Pontos turísticos que fazem a história:

  • Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi criado pelo governo estadual por meio do decreto-lei no. 21.264, de 28 de agosto de 2000. Em 1856 a Mata do Buraquinho, hoje Jardim Botânico, era chamada de Sítio Jaguaricumbe. Até então, em seu primeiro registro como terra possuída tinha como limites do poente até o Palácio da Redenção, atual sede do Governo do Estado, atingindo os arredores da Lagoa do Parque Sólon de Lucena. Contudo, a área original sofreu grande redução devido a vendas e desapropriações até 1907, quando foi adquirida pelo estado por cinco mil cruzeiros, por ordem do governador Valfredo Leal. O objetivo foi iniciar os estudos de canalização d'água feitos pela Companhia Parahyba Water Company, em 1898, a futura Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

[pic 1]


  • Centro Histórico de João Pessoa


 O Centro Histórico de João Pessoa é reconhecido patrimônio nacional do mundo desde de 6 de dezembro de 2017, as edificações compõem estilos de diferentes épocas, há muitos sobrados, praças, casarios, colonias e igrejas, o local é considerado o principal acervo arquitetônico da Paraíba. 

[pic 2]

  • Igreja Nossa Senhora da Misericórdia

 Foi construída com recursos de Duarte Gomes da Silveira, seu interior tem duas capelas laterais, a construção é tombada pelo IPHAN desde 1938 e o estilo é maneirista de raro exemplar, composta pelo complexo da Santa Casa de Misericórdia.

[pic 3]

  • Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

Foi construída pelos primeiros colonizadores da Paraíba em 1586, em 1881 a igreja foi reconstruída ganhando um estilo eclético, graças as vontades de Padre Francisco de Paula Melo Cavalcante. Durante o episcopado de Dom Marcelo Pinto Carvalheira (1995-2004), a Catedral passou por uma grande reforma e recebeu o título, em novembro de 1997 de Basílica.


[pic 4]

  • Teatro Santa Rosa


Foi inaugurado em 3 de novembro de 1889 e recebeu o sobrenome do então presidente da Paraíba Francisco da Gama Roza. O governante teve a sorte de inaugurar o teatro as vésperas de perder o mandato, já que doze dias depois seria proclamada a República.

Após a Proclamação da República, o primeiro governante republicano, Venâncio Neiva, chegou a mudar o nome do teatro para "Teatro do Estado". Este ato foi revogado. Outro ato governamental, foi o do presidente João Pessoa, candidato a vice-presidência na época. Seu desejo era mudar a localização do teatro, pois considerava ali ser uma área já marginalizada. O governador foi assassinado antes de pôr em prática seu plano.

Foi neste teatro, em uma assembleia, que formularam a bandeira da Paraíba, com suas cores preto e vermelho e o nome "NEGO" (presente do verbo negar da primeira pessoa do singular). Foi também no mesmo local, em 4 de setembro de 1930 que, numa tumultuada e histórica sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba, mudaram o nome da capital paraibana de Parahyba, para João Pessoa, através do decreto de lei nº 700 em homenagem ao então falecido presidente (governador).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (323.1 Kb)   docx (335.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com