TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os sentidos e a escala do livro “Cidade para pessoas”

Por:   •  7/4/2021  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA: Capítulo 2 – Os sentidos e a escala do livro “Cidade para pessoas”

Neste capítulo, Jan Gehl aborda a ideia de que cidades devem respeitar a escala humana, isto é, os espaços urbanos projetados devem levar em consideração as limitações do corpo. Uma pequena escala significa que o espaço já foi reduzido, devido a isso, as impressões de sentido e as experiências proporcionadas são diversas. Levando isso em consideração, pode-se concluir que projetar um ambiente, respeitando a escala humana é um benefício para os habitantes, pois haverá mais aproveitamento do espaço.

Outro ponto levantado, é um grande problema nos dias de hoje, o trânsito, com a introdução dos automóveis o autor aponta que a atual escala utilizada é fragmentada. Discursando, principalmente, sobre a utilização dos espaços públicos, Jan Gehl defendeu que o tempo de olhar está cada vez mais curto, as pessoas passam com certa velocidade pelas cidades, conhecendo cada vez menos o espaço comum de todos. Além disso, temos um conhecimento muito maior da linha horizontal, nosso campo de visão tende a se manter na linha da nossa cabeça, para visualizar e entender melhor os altos prédios da cidade e sua disposição precisamos sair das ruas da cidade.

Os pontos levantados por ele são extremamente interessantes e, no meu ponto de vista, importantes. Se todos compreendessem o ambiente em que vivem, talvez existisse mais admiração e respeito, sendo possível o aproveitamento para todos os cidadãos. A estrutura arquitetônica que criamos como sociedade moldam nosso modo de vida, e quando pensamos nas sociedades brasileiras percebemos como o meio público ainda é muito voltado para o uso de veículos, tendo menos espaço para vagar pelas ruas, para interações sociais ou até para pedestres e ciclistas se locomoverem com seguranças, tirando seu tempo para observar com calma o meio comum. Aplicar a ideologia tratada no texto nas sociedades atuais, me parece um grande avanço, traria muitas consequências positivas para a qualidade de vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com