TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Por:   •  24/9/2022  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

 O filme já começa fazendo uma crítica sobre o acesso ao serviço de saúde dos cidadões brasileiros, onde o rico é privilegiado porquê possui assistência médica e o pobre precisa recorrer a "bezendeiras e a caridade".

  No começo do século XX, a população pobre só dispunha de atendimento filatrópico nos hospitais de caridade mantidos pela igreja.

 O filme retrata casos importantes de epidemias no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, onde a cidade era constantemente vitimada por surtos de febre amarela, varíola, peste bubônica, malária, tifo e tuberculose. Críticas são feitas pelos cidadões ao governo sobre o descaso com a saúde pública, é mencionado a gripe espanhola em 1918, na qual pessoas eram carregadas pelas ruas da cidade em caixões e críticas são feitas aos médicos por não saberem como lidar contra a doença.

Getulio Vargas centraliza e unififormiza as estruuturas de saude

Os recursos dos iaps foram sempre aplicados pelo governo no financiamento da industrialização do país.,

em 1937, o presidente decretou estado de sítio e o advento do estado novo, e decretou a criação do ministerio do trabalho.  

SESP - Serviço especial de saude publica no interior do país.

combater a malaria e proteger os soldados da borracha

qual a importancia disso pro brasil?

é fundamental, faz parte da saúde publica que combate as epidemias, é um programa que vai a lugares que a saude publica nunca chegou

1945

oposição ao estado novo e eleição ao presidente  

mostra a influencia dos americanos que levou o brasil a adotar o mesmo modelo de atenção a saúde deles, um modelo baseado em grandes hospitais, onde há medicos de todas as especialidades, porém um hospital ainda com acesso dificultado aos mais pobres

1950

eleito presidente pelo voto popular e então, realiza a criação do ministério da saúde, que veio pra fortalezer as ações em saúde pública, a medicina preventiva

Durante os anos, mostra-se que as medidas tomadas pelo governo não estão sendo direcionadas paras as necessidades da saúde pública.

O filme faz recorrentes críticas ao uso do dinheiro da previdência, que não está sendo injetado na saúde pública. Relatos de censura a jornalistas para não informar aos cidadões sobre as verdadeiras informações sobre a existência de doenças, campanhas são criadas em 1978, como por exemplo, o movimento popular de saúde, exigindo o direito de todos a saúde pública.

1988 vem a criação do SUS - sistema único de saúde, afim de sanar as necessidades e garantir o acesso a assistência médica a todos, um progroma de sucesso que atende hoje milhoês de pessoas pelo Brasil, o SUS tem como principios a universalidadem, integralidade e a equidade, o SUS é um direito e não um favor.

 

1979, surge um nome popular, Luiz Inácio Lula da Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com