TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO RENASCIMENTO

Por:   •  25/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O renascimento foi um período importante na história antiga. O homem que era marcado pelos dogmas da igreja e justificava toda sua essência ao divino passa no renascimento, a ser individual e se coloca como centro da criação.

Além disso, o renascimento foi uma passagem da idade média e idade moderna. Suas bases foram o: Antropocentrismo, naturalismo e o humanismo.

A seguir será apresentado o início do renascimento, sua história, suas influências e características.

1. HISTÓRIA DO RENASCIMENTO

O Renascimento foi um evento artístico-cultural tendo início na Itália e depois se espalhou pela Europa entre os séculos XIV, XV e XV inspirado na cultura grego-romana. Cidades como Veneza, Florença e Roma da Itália foi onde o renascimento teve maior significância, pois o papa incentivava as artes. Como as cidades Italianas eram grandes centros econômicos, favoreceu o surgimento dos Mecenas, que eram burgueses que patrocinavam produções artísticas e científicas que ajudaram a espalhar o conhecimento.

Seu período histórico corresponde ao final do feudalismo entre o início do capitalismo. A palavra renascimento, segundo o dicionário aurélio, significa: Ação de renascer, de nascer novamente, de dar nova vida.

1.1 Características

Nomeou-se Renascimento em virtude de muita influência dogmática da igreja sobre a cultura e a sociedade daquela época. Havendo assim, uma revalorização de valores perante aos homens, criando uma valorização da racionalidade (o uso da razão ao modo de conhecimento e pensar), da ciência e da natureza.

O homem que era marcado pela igreja (visão teocêntrica), se tornou individual e se posicionou como centro da criação (Antropocêntrica). A vertente deste pensamento se chamou humanismo. O humanismo, possibilitou a criação de novas disciplinas nas universidades daquela época, como: história e filosofia.

1.2 Fases do renascimento

O renascimento foi constituído por três fases:

Período Trecento (os anos trezentos), início no século XIV. Giordano Bruno foi umas das principais nomes deste período. Giordano era pintor e suas obras representavam as imagens humanas com grande naturalismo.

Período Quattrocento: início no século XV. Masaccio foi um dos pintores mais influentes desta época, considerado um dos precursores da perspectiva nas obras de arte. No final do período Quattrocento, destaca-se Leonardo da Vinci, que era pintor, escultor, urbanista, engenheiro, físico, músico, filósofo e botânico. Esta diversidades de disciplinas era comum do homem renascentista. As principais obras de arte da Vinci foi ‘’A Gioconda’’ conhecida como Mona Lisa e ‘’Santa Ceia’’

Período Cinquecento: início no século XVI. Michelangelo Buonarroti que foi pintor e escultor. Sua principal obra foi ‘’Adão e Eva’’. Na literatura, Nicolau Maquiavel foi o principal nome.

1.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com