TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da America

Por:   •  14/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

Acadêmico: Erivaldo Ferreira Lial Junior

Curso: Historia UEG

3° Período Historia da América I

Professor: Pedro Sahium

ATIVIDADE PROPOSTA

1) Tendo por base a leitura da obra "O Encobrimento do Outro" - de Enrique Dussel, Justifique a afirmativa: "A América não foi descoberta, a América foi inventada". Segundo a leitura da obra “O encobrimento do ouro” surge a seguinte afirmativa “América não foi descoberta foi inventada”, isso se dá ao fato de já ser habitada e possuir povos com alto grau de desenvolvimento eles possuíam: Uma agricultura desenvolvida; Possuíam um sistema de servidão voltaria; Usavam o modo de produção “asiático”; Produção e armazenamento de alimentos.

2) O que o autor E. “Dussel nos aponta com os termos: “invenção do ser asiático do Novo Mundo”; “Descobrimento do Novo Mundo”; “Conquista do Novo Mundo”; Colonização do Novo Mundo”? Tente elaborar uma síntese de no máximo um breve parágrafo sobre cada uma das expressões acima, e tente fazê-lo usando termos pessoais e bem claros.

I: “invenção do ser asiático do Novo Mundo” é o que queremos dizer com "os asiáticos do continente europeu só existem naqueles que imaginaram". Colombo abriu oficialmente a Europa do Ocidente para a Europa politicamente. Mas, por meio de sua "invenção", eles podem continuar existindo, assim como a mais sagrada trindade, as "três partes" da terra (Europa, Ásia e África). 

“Descobrimento do Novo Mundo” “Isso se deve ao fato de um novo lugar na terra ter sido“ descoberto ”.  Até então, só existiam Europa, Ásia e África. Ao chegar às Américas, esse lugar se tornou o quarto maior território do mundo, e um novo lugar surgiu.

"Conquista do Novo Mundo" A conquista espanhola dos Estados Unidos começou no final do século XV, com a segunda viagem de Colombo, a princípio não seguiu o plano, mas tinha um objetivo geral claro. A expansão marítima da Espanha fez parte do processo do capitalismo, que se caracterizou pela abordagem mercantilista adotada pelos países modernos. A riqueza acumulada nas cidades italianas e o avanço do expansionismo português finalmente estimularam a expansão da Espanha na aquisição de riquezas na forma de comércio de especiarias. Além disso, o interesse da aristocracia abandonada em obter benefícios e os interesses da Igreja Católica, devido à luta com os mouros durante centenas de anos, na Espanha, os ideais católicos marcaram os ideais da jihad.

 “Colonização do Novo Mundo” A colonização do mundo da vida não é apenas uma metáfora, mas também um significado histórico. É um verdadeiro significado histórico. É o quarto número obtido em 1492. O fato é que não é possível descrever aqui a "longa história de colonização cultural, econômica e política" da primitiva América Latina. A busca por riquezas como o ouro fez os europeus buscarem a colonização.

3) Em que aspecto pode-se afirmar que, no processo de conquista e colonização do Novo Mundo, construiu-se um "mito civilizador"? Qual o papel do cristianismo nesse processo contraditório conduzido por espanhóis e portugueses?

O “mito da civilização” se deve ao fato de que quando os europeus chegaram ao “novo mundo”, a colonização das pessoas que lá viviam foi intencional. O papel do Cristianismo neste processo é a catolicização, que permite a colonização do Novo Mundo.

4) A América, inventada no seu ser asiático, e conquistada como periferia da Europa, não conheceu nos seus inícios um "encontro" de dois mundos. Que marca foi deixada nas respectivas culturas (europeia e indígena), naquela última década do século XV e início do século XVI?

“Ser asiático não é nada, mas esta invenção só existe na imaginação, existe como fantasia estética, e vai considerar os grandes marinheiros do Mediterrâneo”. Desta forma, o “índio” “desapareceu” o outro, mas não foi encontrado, mas o “eu” denominado “eu” (Ásia) foi apenas encoberto (e depois rejeitado).


5) Que leitura podemos fazer dos dados atuais (expostos abaixo) da população indígenas que ainda vive em países da América Latina?O que isso tem a nos dizer sobre o processo de colonização efetuado no continente?

A América Latina tem cerca de 45 milhões de indígenas em 826 comunidades que representam 8,3% da população, revela o relatório Povos Indígenas na América Latina: Progressos da Última Década e Desafios para Garantir seus Direitos. O documento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) foi apresentado hoje (22), na sede das Nações Unidas, em Nova York, onde ocorre a 1ª Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas.

Segundo a Cepal, o número de 45 milhões de indígenas em 2010 representa aumento de 49,3% em dez anos. Em relatório de 2007, a Cepal estimou que houvesse 30 milhões de indígenas no ano de 2000 na América Latina, quando foram identificados 642 povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (215.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com