TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da America 2

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em História - EAD

UNIRIO/CEDERJ

AD2 – SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA- 2018.1

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA AMÉRICA II

Coordenação: Prof. Vanderlei Vazelesk

Nome: Dionisio Sanabio Passos

Matrícula: 14116090067

Pólo: Miguel Pereira

Caro (a) aluno (a):

 

Esta é a sua segunda avaliação a distância de História da América II. Para realizá-la, você

deverá responder cada uma das questões a seguir. Além da leitura das aulas você também

poderá consultar livros e artigos de historiadores sobre o tema. Estes autores devem ser

devidamente citados na sua resposta.

Boa sorte e bom estudo!

 

Leia  atentamente  a  aula  11, o texto complementar “Revolta Escrava e Política da Escravidão” de Rafael Marquese e o texto complementar “Tensões Raciais em Cuba” de Iacy Maya sobre o processo de Independência cubano e responda as três questões abaixo:

1. Analise as razões que levaram a elite cubana a não ter participado do processo de independência hispano-americana, que eclodiu nas primeiras décadas do século XIX.(Valor: 3,0)

Segundo o historiador Gabriel Aladrén, no material didático da matéria, aula 11 a elite cubana tinha um medo de uma radicalização do movimento de independência, nos moldes da independência do Haiti. Também os criollos cubanos gozavam de prosperidade devido a saída do Haiti do mercado exportador de açúcar, tornando Cuba um dos maiores exportadores da época. Havia também a preocupação do movimento da independência levasse naturalmente ao movimento abolicionista, o que traria grande prejuízo aos grandes produtores de açúcar, embora os movimentos rebeldes abolicionistas não tivessem uma posição muito clara sobre o assunto. Além disso essas elites ganharam muitas vantagens da administração colonial incluindo liberdade de comercio e expansão das platations em troca da lealdade a coroa espanhola

2. Discuta a participação das populações afro-cubanas na primeira guerra de Independência (1868-1878), considerando também a chamada guerra pequena (1879-1880).  (Valor: 3,0)

Pouco depois da abolição dos escravos nos EUA, tem inicio a primeira guerra de independência de Cuba, a "Guerra dos dez anos" ou "Guerra Grande". O movimento inicia com o proprietário Manuel de Céspedes e outros proprietários na parte oriental da ilha, que vinha perdendo espaço para o lado ocidental na produção de açúcar, no episodio conhecido como "Grito de Yara". Dentro desse contexto Céspedes e os outros proprietários emanciparam seus cativos com intuito de reforçar suas tropas juntos com vários negros livres, em sua maioria agricultores, artesãos e trabalhadores na chamada guerra dos dez anos. Embora não fosse consenso a abolição dos escravos, muitos afro-cubanos, escravos fugitivos, se juntaram as tropas rebeldes com o intuito de garantir a abolição imediata apos a vitoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com