TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia moderna e contemporânea

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

Historia Moderna e Contemporânea

1 – O rei não era mais Luís, pela graça de Deus, rei da França e Navarra, mas Luiz, pela graça de Deus e do direito Constitucional do Estado, Rei dos franceses, “a fonte de toda soberania, dizia a Declaração, ‘reside essencialmente na nação’. E a nação [...] não reconhecia na terra qualquer direito acima do seu próprio e não aceitava qualquer lei ou autoridade que não a usa”, Segundo Eric Hobsbawn, em era das revoluções essa mudança significava, fundamentalmente:

R: d) Que na sociedade francesa, a nova referência era a conquista de direitos para os cidadãos, e não mais a subordinação a um soberano escolhido pela vontade de Deus;

2- Montesquieu analisou a natureza do governo e descreveu: na monarquia, apenas um governa, sob o principio da honra; na república, governava o povo ou parte dele, sob o princípio da virtude; no despotismo, governava a vontade de um só, sob o principio do medo. Assim, para o estado de direito, era necessário que houvesse a separação dos poderes executivo, legislativo e judiciário, cada um deles funcionando de forma independente e cada qual detendo o mesmo poder de outrora.

A partir do exposto, é correto afirmar que o pensamento de Montesquieu fundamentou politicamente:

R: c) foi organizador da teoria dos três poderes com a separação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário;

3- Na época moderna, ao se pensar em absolutismo monárquico, é muito importante observar o paradigma representado por Luiz XIV da França, o chamado Rei do Sol. Sua corte era faustosa, sua atuação, exuberante, seus gastos suntuosos e seu palácio de Versalhes, a essência da ostentação absolutista, admirado e copiado por muitos. A respeito do absolutismo, é correto afirmar que:

R: e) A centralização monárquica conheceu na França, um exemplo muito bem acabado, pois o monarca era referência social e política, estando acima de todos em uma sociedade e corte;

4 - O fortalecimento do poder real, na transição feudo-capitalista, desenvolvida entre o final da idade média e inicio da época moderna, foi caracterizado pela construção de identidades nacionais, por meio da afirmação de línguas nacionais, moedas nacionais e legislações nacionais. Centralizar o poder político não era fundamental apenas para os monarcas, anteriormente fragilizados pela predominância dos localismos medievais, mas também para outros setores, que eram beneficiados por essas mudanças. Aqui nos referimos, principalmente, a:

R: d) Classes médias nascentes nas cidades e comerciante

5- A Revolução Cubana, para além dos mitos que se constituíram em torno de personagens como Che Guevara e Fidel Castro, deve ser vista como um marco do século XX nas Américas, pois:

R: e) Inicialmente, era antimperialista, pois combatia a ditadura pro-estadunidense de Fulgênio Batista e somente com o desenvolvimento da Guerra Fria é que enveredou pelo comunismo e se aproximou da União Soviética.

6- Podemos considerar que as cidades existem desde o inicio das primeiras civilizações, variando bastante quanto á sua formação de organização espacial, a distribuição da população no espaço e mesmo quanto ao comercio e as trocas nelas desenvolvidas. Na antiguidade, era o lócus em que se dava a sociabilidade e a cidadania, sofrendo um constante esvaziamento, entretanto, na cidade média. O impulso que as cidades testemunharam entre o final da idade média e o inicio da idade moderna pode ser corretamente associado ao fato de que:

R: c) A produção para o mercado consumidor passa a se desenvolver a partir de centros urbanos, surgindo corporações de ofício e, nas cidades, a burguesia dedica-se á obtenção de lucros;

7- No século XIX, as relações econômicas capitalistas estabelecidas com as diversas revoluções burguesas se consolidaram e tiveram diversas consequências sociais. Do ponto de vista do proletariado, a situação era critica e marcada constantemente por miséria e revoltas. A expressão política das contestações dos proletariados pode ser percebida:

R: c) Na organização da primeira internacional, na publicação de O Capital, Marx, do surgimento do anarquismo, bem como a eclosão da comuna de Paris;

8- A guerra Fria, para alguns, foi vista como a eminência do Armagedon, que encerraria a existência da humanidade como era conhecida; para outros, era um jogo de xadrez disputado entre as superpotências.

Sobre a disputa entre Estados Unidos e União Soviética, é correto afirma que:

R: d) Se desenvolveram em diferentes campos de atuação, tais como a corrida armamentista, espionagem e também disputas esportivas;

9- Encerrada a Segunda Guerra Mundial com o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, um novo capitulo da história mundial abriu-se com a chamada Doutrina Truman. Como desdobramento dessa postura adotada pelos Estados Unidos, podemos afirmar que:

R: c) As tensões entre capitalismo e comunismo se tornaram cada vez mais sérias, constituindo-se, inclusive, como um dos fatores que provocou a Guerra Fria;

10- Rosa Luxemburgo, tratando da Primeira Guerra Mundial teria dito que sua principal característica foi a Revolução Russa. Tal afirmativa pode ser considerada valida se:

R: e) Isso se deve ao fato de que o esgotamento russo, associado à insistência do czarismo em permanecer na Primeira Guerra Mundial acabou de exaurir completamente a Rússia e formou uma bandeira de grupos esquerdistas para derrubar esquerdistas para derrubar os regimes absolutistas e liberais, para instaurar o comunismo em sua sequência;

11- No inicio da idade moderna, as transformações que ocorriam na Europa não eram apenas econômicas, mas também sociais, politicas, culturais, artísticas, além de religiosas. O protestantismo contribuiu para o rompimento da hegemonia católica e as figuras de Lutero e Calvino, tem grande relevância nesse momento. Em se tratando do Calvinismo, as principais mudanças econômicas, advindas da nova relação entre trabalho, riqueza e religião, foram:

R: a) A valorização de riqueza, como o indicio de salvação, introduziu um novo comportamento em que a poupança de esforço para se acumular capitais foram peças essenciais na estruturação do capitalismo.

12- Nos anos iniciais do século XX, a euforia pelo pregresso econômico tomou conta de diversas sociedades. Nenhuma euforia, entretanto, superou a que prevaleceu nos Estados Unidos. O resultado Mundial da especulação e desse descontrole econômico foi a crise de 1929. Para sair dela, o governo estadunidense de Frankil Delano  Roosvelt recorreu ao New Deal. A respeito dos mecanismos para o pais superar essa crise é INCORRETO afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com