TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Moderna Da Psicologia

Exames: Historia Moderna Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  2.053 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 1- O estudo da história da psicologia

1) O que é possível aprender com a história da psicologia?

Resposta: Por ser uma ciência jovem, boa parte de sua história é recente para a compreensão de conceitos e teorias psicológicas. Em muitas questões que eram interessantes para os psicólogos antigamente, continuam sendo importantes hoje. Também a história informa ao aluno acerca do comportamento de personagens historicamente importantes em seu contexto histórico, e o comportamento profundo de ser humano.

2) Por que os psicólogos alegam que psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

Resposta:No século V a.c. os filósofos Grego Platão e Aristóteles já trabalhavam com questões que preocupam psicólogos hoje como memória aprendizagem , motivação pensamento, percepção e comportamento anormal. Portanto observando isto nos leva aos antigos textos filósofos que foram mais tarde reconhecidos como disciplina psicologia.

3) O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

Resposta: A coleta de dados, por exemplo, quando os psicólogos querem estudar alguma questão especifica logo eles criam situação ou condições que permitam a geração de dados. Já os historiadores em seus dados históricos não podem ser reconstituídos e nem repetidos. São distorcidos por erro de tradução de uma língua para a outra, ou alterados de algum modo, até de proposito ou por descuido.

4) Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

Resposta: No caso da psicologia com mudanças na economia mundial muitas oportunidades surgiram para que os psicólogos aplicassem seus conhecimentos e técnicas, com as guerras a psicologia encontrou espaço para evolução devido à necessidade de testes psicológicos para seleção e movimento para determinados fungos. Os preconceitos e a descriminação são fatores contextuais que restringem as mulheres à educação e ao trabalho.

5) Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus e negros em busca de uma carreira na psicologia, principalmente na primeira metade do século XX.

Resposta: Na busca de oportunidades as mulheres, osjudeus e os negros enfrentaram muitas dificuldades, tanto para ingressarem na universidade quanto para exercer seu papel como profissionais. As mulheres não teria capacidade para administrar sua vida doméstica e sua carreira de docente ao mesmo tempo, caso esta ser casada. Os judeus tinham poucas oportunidades de trabalho, quando este era admitido, não poderia participar de fraternidades e jatares prestigiosos em clubes sociais. Quanto aos negros, estes que estudavam em universidades de brancos enfrentavam discriminação para conseguir frequentar o curso, tendo suas mesas separadas no refeitório e não poderiam morar no campos da universidade.

6) Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

Resposta: Todos os dados históricos não podem ser reconstituídos nem repetidos. Os arquivos são guardados dentro da área de uma universidade onde são postos arquivos não publicados.

Esses arquivos são correspondências, diários, discursos e atas.

E é esse com base nessas fontes nesses pedaços de informações que os historiadores tentam recriar os eventos e as experiências do passado.

7) Descreva as diferenças entre as visões personalista e naturalista da história científica. Explique em qual dessas abordagens são fundamentados os casos de descoberta simultânea.

Resposta: Teoria personalista: visão de que os progressos e as mudanças na história científica são causados pelas ideias de um único individuo.

Os exemplos de descobertas simultâneas também apoiam a definição naturalista da historia cientifica. Descobertas semelhantes resultaram de trabalhos individuais realizados a uma distância geográfica considerável, e muitas vezes aem o conhecimento um do outro. Um grande exemplo disso, ocorreu em 1900, três pesquisadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com