TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historiografia Contemporânea

Por:   •  11/10/2019  •  Exam  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

GABARITO – AP1 – 2018.2 – HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA

O aluno deveria escolher duas das três questões abaixo. No caso de três respostas, a última seria desconsiderada.

QUESTÃO 1: Utilizando os conceitos apresentados na aula 1 do material didático, comente sobre a obra de Lucien Febvre (5,0 pontos).

Nesta questão, o aluno deveria apresentar ao menos um dos conceitos da aula 1 relativos ao fazer historiográfico. Poderiam ser citados os critérios de Jörn Rüsen para uma obra histórica, a noção de paradigma de Thomas Kuhn, a ideia de clássico de Italo Calvino ou ainda a concepção de Michel de Certeau para a relação entre o historiador e a sociedade (nesta etapa, o aluno poderia obter até 2,5 pontos). Em seguida, o aluno deveria tratar da obra de Lucien Febvre conectando-a com o(s) conceito(s) escolhido(s) anteriormente. Aqui, poderiam ser citados a crítica à historiografia do século XIX, os conceitos de civilização e mentalidade (esta etapa valeria até 2,5 pontos).

QUESTÃO 2: Apesar do esforço para se distanciar da historiografia do século XIX, podemos perceber na obra de Marc Bloch elementos da historiografia tradicional daquele século. Escreve um texto apresentando a dinâmica entre inovação e tradição na obra de Marc Bloch (5,0 pontos).

Deveriam ser apresentados os pontos de inovação na obra de Marc Bloch (até 2,5 pontos): sua noção de história total, a crítica aos ídolos da tribo dos historiadores, a ideia de sociedade, a busca por uma história comparada, entre outros. Do mesmo modo, deveriam ser apresentados os elementos da historiografia do século XIX presentes na obra de Bloch segundo o artigo de Tiago de Melo Gomes (até 2,5 pontos): visão eurocêntrica, nacionalismo, ênfase em questões políticas e militares.

QUESTÃO 3: Apresente como a ideia de “história total” é operacionalizada por Marc Bloch e por Fernand Braudel (5,0 pontos).

Nesta questão, o aluno deveria apresentar como Marc Bloch viabiliza a ideia de história total através do conceito de sociedade. Assim, o conhecimento interdisciplinar se torna fundamental para a realização da história total (até 2,5 pontos). De maneira semelhante, segundo Fernand Braudel, deveria ser apresentada a dinâmica das três temporalidades que se sobrepõem na explicação dos fenômenos históricos (esta etapa valeria até 2,5 pontos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com