TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historiografia e ensino de História

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.026 Palavras (25 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

Agira Branquinho

Argentina Francisco Mashona

Flora Francisco André

Gordinho Tamiga Mutitima

Isabel Carlos Augusto

Jeremias Justino Calima

Sara Jemusse Amido Lada

Suale Abudo Mugaia

Historiografia e ensino de História

Universidade Pedagógica

Nampula

2018

Agira Branquinho[pic 3]

Argentina Francisco Mashona

Flora Francisco André

Gordinho Tamiga Mutitima

Isabel Carlos Augusto

Jeremias Justino Calima

Sara Jemusse Amido Lada

Suale Abudo Mugaia

Historiografia e ensino de História

O presente trabalho da Historia de Africa é de carácter avaliativo, apresentado ao Departamento de Ciências Sociais no curso de História, 2° ano 1° Semestre.

Docente: MA. Zuneide

Universidade Pedagógica

Nampula

2018

Índice[pic 4]

Introdução        4

1.        Historiografia e ensino de história        5

1.1        Contextualização        5

1.2        Historiografia e ensino de história        5

1.3        Etapas da história como forma de conhecimento (herança da Grécia Clássica, contributo Cratão e Árabe)        7

1.4        Aparecimento de exigência na definição e na prática da história        10

1.5        Avanços e retrocessos no ensino da história no seculo XVII        12

1.6        O caminho da análise e síntese histórica do Seculo XVIII        13

1.8        Especialização da história no seculo XIX        15

Conclusão        20

Bibliografia        21

Introdução

O presente trabalho da cadeira de Didáctica de Historia versa sobre o tema: Historiografia e ensino de Historia. A história como disciplina autónoma surgiu no século XIX na França. Tinha a finalidade de criar a genealogia da Nação e o Estado da mudança. Pautada no discurso enciclopédico, no método científico e nas concepções positivistas, esses pressupostos orientaram o sentido da história, tanto como ciência como disciplina. O papel principal da história, portanto, seria construir o passado tal como fora, revelando heróis e fatos marcantes.

O trabalho tem como objectivo geral a compreensão do desenvolvimento dos métodos de ensino de história olhando para o percurso da sua história no tempo. Sendo o objecto de estudo a historiografia e ensino da história o trabalho contribuiu para o aprofundamento do conhecimento dos avanços metodológicos desde os primeiros historiadores e os desafios que esta disciplina enfrenta desde os tempos.

A estrutura deste trabalho compreende a presente introdução, o desenvolvimento onde foram abordados assuntos inerentes ao tema, a conclusão e a respectiva bibliografia usada na elaboração do trabalho.

  1. Historiografia e ensino de história
  1. Contextualização

Foi no século XIX que a História alcançou contornos de disciplina, ofício de especialista, profissão. A partir de então, ela passou a estabelecer objectivos minimamente científicos e didácticos. Surgiram formas mais organizadas de ver, analisar, compreender e interpretar o passado e o presente. O termo "história" ganhou dois significados distintos: o resgate, ou a realidade do processo histórico vivido; e o rerum gestarum, ou a reconstrução e a descrição dessa realidade vivida no passado hoje conhecida como historiografia. É justamente na produção historiográfica que residem a riqueza, a polémica e as incertezas dessa ciência. A historiografia carrega as marcas de seu tempo: cada momento histórico e cada geração de historiadores escrevem sua própria representação do passado. Assim, as afirmações e verdades construídas em dado período são provisórias. Trata-se de concepções e afirmações parciais, que podem ser consagradas, reafirmadas, reutilizadas, superadas ou até recusadas posteriormente. Também é verdade que a produção historiográfica de um mesmo período pode e deve-se contrapor, antagonizar, acumular e lançar diversos olhares sobre o passado. (SCHIMIDT e CAIINEL, 2004, p. 20).

  1. Historiografia e ensino de história

Ensino de história é um fenómeno social, e não somente um fenómeno da educação formal. É integrado por todos os esforços por estabelecer sentidos para o tempo experienciado pela colectividade. Assim definido, parece um objecto excessivamente amplo para a nossa reflexão. Independe da historiografia, até.

O ensino de História é um conjunto de muitas possibilidades, tantas quantas são as concepções e os usos sociais de História possíveis. Quando lemos, com Rüsen, a História como tempo significado, podemos inferir que o ensino escolar da História é apenas uma das formas criadas por uma cultura específica a ocidental moderna para equacionar o problema de constituição de um passado capaz de unificar essencialmente os grupos sociais em um corpo político único na grande maioria dos casos, a nação apesar de suas diferenças.

CERRI (1999, p.142) afirma que “a história quando ensinada serve para que os homens possam pensar historicamente, adicionando à sua reflexão os elementos que não estão presentes no imediato, mas sim no tempo longo, médio e curto”. Ainda, sem esgotar as demais respostas que, segundo o autor, poderiam ser apresentadas à questão das finalidades do ensino de História, pode-se afirmar que: “A história ensinada serve para ajudar a criar identidades, mas serve principalmente para que as pessoas reconheçam-se como sujeitos, como parte também de um colectivo, conheçam suas possibilidades e limitações de acção na história. Desta forma, serve também para questionar identidades inventadas (...) para estimular a participação dos indivíduos nas práticas da cidadania”. (CERRI, 1999, p.142).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (272.9 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com