TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Contemporânea - Controle de Leitura

Por:   •  1/12/2017  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

UNVERSIDADE DE BRASÍLIA

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

DOCENTE: VIRGÍLIO CAIXETA ARRAES

DISCENTE: BLANDU CORREIA MARTINS DA SILVA – 150119542

Controle 2:

Dentre os 14 pontos propostos pelo presidente Wilson, destaque, na sua visão, os três mais importantes e justifique.

1. Convenções de paz, preparadas “às claras”, após as quais não haverá mais acordos particulares e secretos; (…) a democracia agirá sempre francamente e à vista de todos.

A formulação destes 14 pontos por Woodrow Wilson teve por objetivo transformar as relações internacionais para que as nações pudessem viver em torno de um objetivo de paz, liberdade e prosperidade. Este primeiro ponto demonstra muito bem essa ideia.

5. Um reajuste livre, aberto e absolutamente imparcial da política colonialista, baseado na observação estrita do princípio de que a soberania dos interesses das populações colonizadas deve ter o mesmo peso dos pedidos equiparáveis das nações colonizadoras.

14. É necessário que uma organização geral das nações seja constituída (…) tendo como objetivo assegurar garantias mútuas de independência política e integridade territorial tanto aos pequenos como aos grandes estados.

Em relação ao estabelecimento da paz universal pode-se destacar, em meio aos pontos propostos por Wilson, dois elementos: o direito á autodeterminação dos povos (acredito que o ponto de número 5 fala sobre este elemento) e a criação de uma “liga das nações” (relacionada ao ponto de número de 14) para ditar o direito internacional e cuja autoridade se imporia a todos os Estados.

A autodeterminação dos povos é o princípio que garante a todo povo de um país o direito de se autogovernar, realizar suas escolhas sem intervenção externa, exercendo de forma soberana o direito de determinar o próprio estatuto político. Em outros pontos, Wilson destaca a necessidade do respeito pela independência (6. Evacuação das tropas alemãs da Rússia, e respeito pela independência da Rússia; 11. Evacuação das tropas alemãs dos Bálcãs e independência para o povo balcânico; 13. Independência para a Polônia), acredito que este aspecto se relaciona fortemente ao conceito de autodeterminação dos povos e, consequentemente, ao ponto de número 5 destacado acima.

Uma das propostas posta em prática, pode ser associada ao ponto de número 14, que se refere a criação da Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, organização cuja finalidade era servir de fórum para a resolução das ameaças a paz e a segurança internacionais. Atribuo grande importância a este ponto, pois pode-se afirmar que ele foi responsável pela criação da Organização das Nações Unidas após o fracasso da Liga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com