TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Moda

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

A HISTÓRIA DA MODA

O corpo durante o decorrer dos tempos, sempre sofreu alterações significativas conforme a sociedade impunha como “padrão representativo de beleza”, a aparência de cada um é sempre comparada a modelos que a sociedade tem como perfeitos.
Na Grécia Clássica (século V e IV a.c.), o padrão de beleza idealizado, é o que até hoje buscamos, a harmonia nas formas. Os gregos chegaram a uma harmonia ideal pela, proporção de formas , mantendo assim, o equilíbrio corporal.

[pic 1]

As esculturas gregas são os maiores símbolos representacionais do ideal de beleza da época, além de, toda essa perfeição corporal, os gregos se preocupavam muito com o equilíbrio entre corpo e alma.
Na Idade Média, o símbolo de representação era Eva, o ideal de beleza da época eram mulheres branquíssimas, cabelos louros e ar virginal. As imagens femininas da época não dão ênfase aos órgãos genitais, mas, ao ventre feminino de forma protuberante, trazendo a ideia de maternidade, os ombros e quadris estreitos, e costas um pouco curvadas e a testa larga começando quase no meio da cabeça é a ilustração da mulher nas pinturas dessa
época.
Já no século XVI, no Renascimento, ao contrário da Idade Média, passou-se a Barbie: A representação da Perfeição. Ao longo dos anos, o ser humano sempre venerou seu próprio

corpo, idealizando o corpo perfeito e o representando em rabiscos em pedras, esculturas, quadros, revistas e outras mídias. Nós, sempre tivemos essa necessidade de ditar o que é e o que não é perfeito.Há uma representação que atravessou décadas e até hoje está superatual, foi imposta pela mídia como o corpo perfeito e hoje em dia está impregnado na cultura mundial, todas as meninas desde muito novas já começam a venerar o corpo perfeito, crescem sendo escravas da representação da perfeição.

[pic 2]

Referências Bibliográficas



Ritos do corpo / 2000 -  ( Livros ) - Acervo 16541 
RITOS do corpo. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2000. 138p. ISBN 8574580252

Comparison of the ideal and real body as women age / 2009 -  ( Artigos ) 
KOZAR, Joy M.; DAMHORST, Mary Lynn. Comparison of the ideal and real body as women age. Clothing & Textiles Research Journal,Citrus Heights, CA, v.27, n.3 , p.197-210, jul. 2009.
 

Clothing & Textiles Research Journal / 1983 - - Periódicos -  
CLOTHING & TEXTILES RESEARCH JOURNAL. Citrus Heights, CA: ITAA/SAGE,1983-. Trimestral. ISSN 0887-302X



Imagens

Google.com/images

Acervo Imagens Felipe Rodrigues

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com