TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Hiroshima

Por:   •  30/8/2019  •  Dissertação  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Hiroshima

        Durante a segunda guerra mundial, diversos embates foram travados entre Estados Unidos da América e Japão, até hoje grandes potências mundiais. Se tratando de poder bélico os EUA eram sem dúvida muito a frente, principalmente por conta dos seus grandes investimentos em ciência após a primeira Guerra. Por conta disso, foram os primeiros a desenvolver a temível bomba de fissão nuclear.

        Para vencer a guerra e provar sua força os EUA bombardearam duas cidades do Japão com duas bombas nucleares, uma em Hiroshima e outra em Nagasaki. Um dado importante sobre essas bombas é que, desde sua invenção, apenas duas delas foram detonadas e, apesar disso, são as armas mais temidas por toda a população mundial, possuindo poder para dizimar todo um país e causar impactos severos ao meio ambiente.  

        Com o objetivo de acabar com a guerra que já se estendia por muito tempo e parar com as mortes de soldados americanos, foi dada a ordem de lançamento das bombas, a que atingiu Hiroshima recebeu o nome de Little Boy (Menino em uma tradução direta) e foi lançada pelo Enola Gay, um B-29 das forças armadas americanas que era pilotado por Paul Tibbets, piloto muito experiente.

        Ao se lançar a bomba, o mundo todo soube o poder que ali estava envolvido. Nunca em toda a história da terra a humanidade fora capaz de criar tamanho estrago como no dia 5 de agosto de 1945. Toda a população de Hiroshima e províncias vizinhas sofreram com o impacto da bomba, dados da época indicam que mais de 100 mil cidadãos japoneses morreram com os efeitos da explosão, entre eles estavam não somente militares, mas também todo tipo de cidadão, desde crianças até idosos.

        O que já era esperado pelos cientistas americanos realmente aconteceu, o pior impacto da bomba não foi o da explosão, mas sim o da radiação que fora produzida pelos isótopos radioativos da bomba. Os níveis de radiação na cidade de Hiroshima e vizinhança, e até mesmo da atmosfera subiram de forma estratosférica. Fazendo com que os poucos que restaram ali morressem em pouco tempo e, após o fim da guerra, fosse impossível a imediata reconstrução da cidade.

        Até a atualidade o Japão sofre com os efeitos da bomba nuclear. De certa forma o lançamento da bomba nuclear salvou vidas não somente americanas mas também de todos os envolvidos na guerra, porém a um preço muito caro que o mundo não deveria estar disposto a pagar. A morte de todas essas pessoas deixou uma mensagem para todo o planeta: temos em mãos o poder para destruir o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com