TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Bairro

Por:   •  24/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

O surgimento do bairro se deu por uma venda/doação e compra de terras do conde García D’Àvila que possuía muitas terras e que por isso não conseguia administrá-las. Parte delas ficou com o conde Francois Gantois (traficante de escravos) e Martins Catarino.

No século XIX a Federação era formada por chácaras e fazendas e construíram uma estrada onde está a Escola Politécnica da Ufba até o viaduto. Segundo o professor Cid Teixeira, em entrevista para o Jornal A tarde em tempos da Proclamação da República Federativa do Brasil foi então chamada de Estrada da Federação. Ou seja, o bairro surge em homenagem à República Federativa do Brasil.

O bairro da Federação nasce como uma região marginal, afastada do centro administrativo de Salvador e, também pouco valorizada por causa das estradas de difícil acesso e pelos morros. Considerada uma área bastante ruralizada.

O bairro engloba as comunidades do Alto das Pombas que é considerado o mais “favelizado”, São Lázaro, Alto do Sobradinho e o Parque São Bráz. 

Na Federação encontra-se o Cemitério dos Alemães e o Cemitério do Campo Santo, o mais antigo e o qual é referência cultural da região. Além disso, o bairro é um dos mais privilegiados - possui dentre os seus “tesouros” diversos terreiros de candomblé (Gantois, de Mãe Menininha e Casa Branca); bem como instituições de ensino superior como a Universidade Federal da Bahia (abriga a Escola Politécnica, a Faculdade de Arquitetura e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas que antes era o Convento da Ordem das Ursulinas, na Estrada de são Lázaro), Universidade do Salvador e a Universidade Católica. Abriga ainda a centenária Igreja de São Lázaro que é referência.

De acordo com Lobo (2011) por ser um dos pontos mais altos de Salvador, a Federação é o bairro que mais se “comunica”. Por essa característica topográfica é lá que encontramos as instalações de todas as torres televisivas e de rádios da cidade.

É um bairro muito bem servido de transporte público e que se “comunica” que faz conexão com vários outros como Graça, Garcia, Brotas, Rio Vermelho e que é formado mais por casas do que prédios. (Cidade, 1987). Dá acesso a três importantes avenidas, a Garibaldi, Centenário e a Vasco da gama, além do Centro de Salvador. Pode-se considerar que é um bairro que fica no centro, mas que não é centro. Conta com dois grandes hospitais, o Salvador e o Santo Amaro, além do Instituto Brasileiro de Investigação do Tórax (Ibit).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com