TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Judô

Por:   •  5/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 4

EE “DEPUTADO JAMIL GADIA”

FABRICIO ONOFRE REZENDE DE CAMARGO

TRABALHO DE ED.FISICA:

JUDÔ

Campinas 2017

FABRICIO ONOFRE REZENDE DE CAMARGO Nº15 - 7º A.

“Trabalho apresentado na escola EE Deputado Jamil Gadia sobre judô, solicitado na aula de Ed.fisica, sob a orientação da professora Sueli”.

SUMARIO:

Introdução.....................................................01

O que é Judô.................................................02

Origem do Judô.....................................................02

Biografia de Jigoro Kano.............................03 e 04

Divulgação do Judô no mundo............................04

Campeões Olímpicos Brasileiros........................05

Conclusão..............................................................06

Referências Bibliográficas...................................07

O que é Judô

Judô é um estilo de arte marcial esportiva de origem japonesa, praticada atualmente no mundo todo e também é uma modalidade olímpica.

Origem do Judô

O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882 pelo professor Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo desenvolver uma técnica de defesa pessoal, além de estimular o físico, o espírito e a mente dos praticantes. Estabeleceu normas a fim de tornar a aprendizagem mais fácil e racional, além de sua utilização para defesa pessoal, poderia oferecer aos praticantes, extraordinárias oportunidades para superar as próprias limitações do ser humano, e com isso conseguiu formar uma luta e uma filosofia de vida.

[pic 1]

“Primeiro local de treinamento de judô, academia Kodokan em seu ápice de praticantes”

Biografia de Jigoro Kano

Nasceu em 28 de outubro de 1860, em Mikage, filho de Jirosaku Mareshiba Kano, funcionário de alto cargo da marinha imperial. Desde jovem era pequeno e magricelo, com isso, seu corpo não o favorecia para praticar artes marciais e seus pais não queriam que seguisse uma carreira militar, como o pai.

Então, aos 11 anos seus pais optaram por carreiras mais politizadas e o mandaram a Tóquio, para estudar inglês na escola Kobukan. Ele sempre desejou praticar artes marciais, mas seus pais nunca haviam autorizado. Passaram apenas a autorizar quando perceberam que era facilmente vencido em brigas, e isso não soava bem para um filho de samurai (soldado do imperador).

Os anos foram se passando e ele já havia passado por diversas academias e mestres, com isso conseguiu desenvolver rapidamente suas próprias técnicas e disciplinas, que valorizaram a defesa e não o ataque. Tudo isso foi necessário para ele fundar a sua própria academia, chamada Kodokan, em Tóquio.

Aos 22 anos criou o Judô (caminho suave), que conquistou novos adeptos a sua nova arte marcial e reformulou os princípios do ju-jítsu que passou a ser denominado Jiu-jitsu tendo como princípio fundamental a introdução de uma filosofia no estudo e treinamento das artes marciais ensinadas pelo mestre Kano.

[pic 2]     

“Jigoro Kano ensinando judô a dois garotos em sua academia”

Ademais, era um poliglota pois falava cinco línguas fluentemente, sendo elas: o japonês, o francês, o alemão, o inglês e o espanhol o que facilitava sobremaneira o ensino a todos os tipos de alunos vindos de várias partes do mundo.

Faleceu em  4 de maio de 1938, por problemas pulmonares quando  voltava dos seminários que apresentava pelo mundo, porém, seu legado permanece vivo até os dias atuais pois ele deixou a sua filosofia, a sua arte e vários escritos e demais registros para a posteridade.

   

Divulgação do Judô no mundo

Com a imigração dos japoneses, cresce muito a cultura japonesa em outros países. Mostrando que a cultura japonesa também deve ser respeitada, com isso, sua expansão foi abrangente e bem acolhida em todos os lugares, chegando mais tarde a ser uma modalidade olímpica.

O judô chegou ao Brasil em meados do século XX, com a vinda dos japoneses ao estado de São Paulo, e entre os muitos imigrantes japoneses se destacaram nas artes marciais dois professores, Takaharu Saigo e Conde Koma que chegaram ao Brasil entre 1910 e 1914, ensinaram judô e jiu-jitsu. No princípio demonstraram, e com as exibições públicas angariaram alunos de várias partes do País, entre Brasileiros e Japoneses para treinarem a nova modalidade de artes marciais que aos poucos foi se difundindo por toda a Nação Brasileira.   Um dos primeiros grupos de judô no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (280.5 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com