TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Histórias do habitantes Astecas

Por:   •  17/8/2018  •  Artigo  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA

        

A CIVILIZAÇÃO ASTECA

MACAPÁ

2016

ALICE DAVID MADUREIRA

IZAEL

JÉSSICA THAÍS

MARIA SANDRA

SABRINA PEDROSO FREITAS

A CIVILIZAÇÃO ASTECA

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amapá, disciplina de História Antiga I como requisito para avaliação parcial.

Orientador: Dorival

MACAPÁ

2016

INTRODUÇÃO- A origem

Os povos astecas habitaram a região do atual México, mas precisamente na cidade do México. As histórias contam que eles se denominavam astecas chichimecas ("bárbaros de Aztlán"). No inicio era uma tribo guerreira com um preparo militar muito eficiente, também eram nômades e caçadores, suas características eram cabelos curtos, eram fortes e de pele escura. Abrigavam em cavernas e usavam pele de animal para a vestimenta.  O dialeto que eles usavam era o nahuatl, seu modo de escrita era através de desenhos, símbolos e sons para fabricarem transmitirem uma mensagem. A contagem do tempo que eles utilizavam era parecida calendário que usamos hoje. Alguns historiadores, contam que eles viveram nesta região antes de 1168 a.C. período em que houve a queda da metrópole tolteca deTula. Os povos astecas que viviam nessa região ficaram incentivados pelas notícias da queda de Tula, deram inicio a sua caminhada rumo ao antigo império tolteca.

A sociedade era bem dividida, a população era extremamente subordinada por um imperador. A nobreza era composta por sacerdotes e chefes militares, a grande parte dos povos astecas era organizada por artesão, camponeses e pessoas que trabalhavam nas cidades, ditos como trabalhadores urbanos. Eles eram os subordinados do imperador. Também era de grande importância para sociedade asteca era os arquitetos, aqueles que construíram os grandes templos e obras públicas. Essas obras eram marcantes com grande visibilidade dessa sociedade tão cultural.

Os povos Astecas desenvolveram uma técnica muito boa na agricultura, para seu sustento, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo) esse sistema era feito a partir de esteiras posta sobre a superfície das regiões alagadiças. Assim na parte superior era colocada a lama fértil do fundo desses terrenos alagados e então era aproveitada para a plantação. Com o avanço da agricultura eles se tornaram na época, umas das maiores civilizações, com mais de 500 cidades e mais de 15 milhões de habitantes.

A organização política: construção do império asteca.

A construção do império asteca teve como base a aliança de três grandes cidades: Texcoco, Tlacopán e a capital, Tenochtitlán. A ligação entre elas dava-se através de aspectos religiosos e, sobretudo, através da centralização militar dos astecas e da arrecadação de tributos em Tenochtitlán. Além do pagamento de impostos, as diversas províncias da região deveriam fornecer contribuição militar e submeter-se aos tribunais da capital.

A sociedade asteca possuía um governo monárquico, onde o rei (tlacatecuble) era considerado um semideus e como tal, detinha totais poderes. Além de governar o império, o rei comandava os exércitos, era responsável pelas leis, impostos e construções. Quando o imperador morria, o Grande Conselho formado pelos representantes da nobreza encarregava-se de eleger um sucessor, geralmente alguém que fizesse parte da casa real.

O funciona        mento do Estado girava em torne de uma ampla rede burocrática formada por funcionários que “ajudavam” o imperador: o conselheiro de Estado, que era quase um braço direito do rei; os oficiais graduados que constituíam uma espécie de poder judiciário atuavam como juízes e generais; e oficiais com menores graduações, responsáveis pela segurança da cidade.

A RELIGIÃO ASTECA

A religião asteca foi uma combinação de elementos do politeísmo, do xamanismo e da crença de que todos os seres, animados ou inanimados, tivessem uma alma, baseando-se na astronomia e em seu calendário. Assim como em outras religiões mesoamericanas, a religião asteca apresentou elementos de sacrifícios humanos, ligado a inúmeros festivais religiosos. Possuíam uma incrível quantidade de crenças, algumas até incorporadas de outras religiões de povos próximos á religião ou que viveram ali anteriormente, como é o exemplo de Tlaloc, Quetzalcoatl e Tezcatlipoca, que foram adorados por outras culturas e possuíam diferentes nomes.

A cosmologia asteca era dividida entre o “mundo superior” e “mundo inferior”, - o céu e o inferno – o sol, a lua e Vênus eram os mais importantes e cada um possuía significados diferentes ligados a divindades diferentes e localizações geográficas. Para os Astecas havia Deuses de extrema importância, como: Tlatoc - o deus da chuva, Huitzilpochtli - guardião da tribo Mexica, Quetzalcoatl - herói cultural deus da civilização e da ordem e Tezcatlipoca – deus do “inferno” ligado ás guerras e a magia. Cada deus possuía seu templo na capital asteca, Tenochtitlán.

Uma pratica comum na religião Asteca, era a “recriação” das divindades. Os eventos mitológicos eram recriados e pessoas vivas personificavam os deuses. Elas eram reverenciadas como sendo deuses e ao final de cada ritual, eram sacrificadas.

As Divindades

Os deuses astecas podem ser agrupados em diferentes temas, como diferentes relações. Assim como foi dito anteriormente, os Astecas incorporavam deuses de outras culturas e esses eram cultuados assim como os outros deuses já existentes. Xipe Totec, o deus da fertilidade, foi um exemplo, sendo incorporados dos Yopis. Às vezes um deus incorporado possuía os mesmos “poderes” que outro já existente no conjunto de divindades e era identificado como tal.

Outras divindades, como é o caso de Tezcatlipoca e Quetzalcoatl, tiveram origem m civilizações anteriores aos Astecas na Mesoamérica e foram cultuados com diferenes nomes em diferentes culturas. Alguns deuses eram relacionados com a natureza, outros com o pulque (espécie de licor mexicano que se faz com o suco do maguey, variedade de agave ou pita), com a embriaguez, com os excessos (gula, por exemplo), com as diversões e prazeres, om os jogos e com o comércio.

A Religião E Sociedade

A religião Asteca estava presente em todas as camadas da sociedade. Nas camadas mais altas era controlada por Tlatoani e os “padres” de maior escalão governavam os templos e comandavam as cerimônias que eram realizadas ao redor de Tenochtitlán. Eles erm responsáveis pela maioria dos rituais que aconteciam inclusive rituais para a estabilização do sistema cósmico e político (esses envolviam sacrifícios humanos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com