TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA EDUCAÇÃO.

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA EDUCAÇÃO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  2.206 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA EDUCAÇÃO.

Ao aprofundarmos detidamente sobre a importância da História da Educação percebemos que a História não é um conhecimento neutro. O historiador tem um compromisso com a verdade, porém sua análise depende do seu contexto, de sua bagagem cultural, de seu público. Por isso, o aspecto ideológico é um ponto importante a ser considerado ao analisarmos os fatos históricos. O passado não é algo morto: nele estão as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e elaborar o futuro. Observe como isso ocorre também na sua vida pessoal: cada projeto feito é embasado na memória das suas experiências vividas, cujo significado você procura compreender a cada passo. A própria interpretação desse passado sofre variações à medida que as experiências vão se diversificando.

Assim, por exemplo, a compreensão que temos da nossa infância varia segundo a ocasião: quando a estamos vivendo, quando entramos na adolescência quando adultos. Neste último caso, quando nos relacionamos com outras crianças, sejam nossos filhos ou alunos. A compreensão varia, ainda, quando usamos o recurso mais rigoroso da ciência, analisando a infância a partir da psicologia, da sociologia, etc

Com isto, queremos dizer que, de certa forma, o homem “reconstrói” a história a partir do seu presente, e cada novo fato o faz reinterpretar a experiência vivida.A história é a interpretação da ação transformadora dohomem no tempo. A pedagogia é a teoria crítica da educação. Isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.

É a educação, portanto, que mantêm viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência. Por isso, dizemos que a educação é uma instância mediadora que torna possível a reciprocidade entre indivíduo e sociedade. Esse processo, no entanto, não é isento de distorções. Apenas no século XIX os historiadores começaram a se interessar por uma história sistemática e exclusiva da educação.Essa situação é mais terrível ainda no que se refere ao

Brasil, até a bem pouco tempo sem historiadores da educação de importância. Ainda hoje há enormes lacunas a serem preenchidas.

Para ressaltar a importância da História da Educação e também para reforçar a característica do homem como um ser social, citamos como exemplo a história e projetos de excelência de Santos Dumont para aviação.

Entendemos o significado de dizer que o homem é um ser social ao assinalarmos as diferenças entre o homem e o animal. O homem pelo trabalho se insere no tempo. Pelo trabalho o homem estabelece as relações sociais e, ao receber a herança cultural dos antepassados, realiza projetos de mudança. O presente humano não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro.

Natureza humana. Este é um conceito presente em muitas teorias essencialistas, consideradas assim, aquelas que vêem o homem como um ser dotado de uma essência inalterada, tendo várias interpretações possíveis, o termo diz respeito aos aspectos essenciais, próprios do ser humano.

homem no tempo. A pedagogia é a teoria crítica da educação. Isto é, da ação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com