TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO PARA NOSSO MUNICÍPIO

Por:   •  18/6/2022  •  Seminário  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO PARA NOSSO MUNICÍPIO

Marcos Antonio Carvalho

Maria Seni Albuquerque Arnold

RESUMO

O presente ensaio aborda uma pesquisa bibliográfica, realizada sobre A importância do patrimônio histórico para nosso município que auxilia no conhecimento dos cidadãos sobre o lugar onde vivem. Em uma análise direcionada na disciplina de história, reuniram-se informações coletadas em diferentes meios de informação, e agrupou-se todo o conceito formado no presente documento, de maneira que seja possível compreender e conhecer sobre o patrimônio histórico do município de São Bento do Sul – SC.

Palavras-chave: Município. Monumentos. História.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda a importância das edificações históricas, assim como as ações sistemáticas para desencadear a valorização e contemplação do patrimônio arquitetônico presente no município de São Bento do Sul – SC, cidade de suma importância na história de Santa Catarina.

Com o objetivo de conhecimento sobre os pontos históricos São Bento do Sul para se aprofundar na história da cidade realizando um seminário por meio de fotografias e estudos.

A ambiência diversa entre o contemporâneo e o antigo nas cidades é imensamente interessante, uma vez que as edificações retratam os períodos históricos. É com este intuito que se quer introduzir o estudo sobre essa suma importância, sendo ela um instrumento de alfabetização cultural o qual encaminha o indivíduo à leitura e apreciação do mundo que o rodeia.

A valorização do patrimônio histórico acontece através da conservação e preservação sistemática e constante, corrigindo problemas como o mau uso do patrimônio, deixando-os abandonados e sujos. O documento histórico deve ser entendido como “o resultado de uma parte de um processo histórico, um modo de experiência do espaço e do tempo consciente ou inconsciente, da história, da época, da sociedade que o produziu, mas também das épocas sucessivas durante as quais continuou a viver”.

O patrimônio histórico e cultural pode ser definido como o conjunto das manifestações que emanam da sociedade num determinado local ao longo do tempo, abrangendo diversos campos, desde as artes, edificações e praças até o próprio modo de viver, o paisagismo, os saberes e celebrações. Desta forma, tornam-se referência simbólica dos cidadãos em relação ao espaço no qual habitam e constituem a própria identidade da cidade.

Para Ivan Turgueniev: ( falta o ano)

 

[...] A arte de um povo é a sua alma viva, o seu pensamento, a sua língua no significado mais alto da palavra; quando atinge a sua expressão plena, torna-se patrimônio de toda a humanidade, quase mais do que a ciência, justamente porque a arte é a alma falante e pensante do homem, e a alma não morre, mas sobrevive à existência física do corpo e do povo. (Ivan Turgueniev,Falta ano e página de onde você retirou essa informação.) discurso para a inauguração, em Moscovo, do monumento Pushkin).

As entidades que procedem à identificação e classificação de certos bens como relevantes para a cultura de um povo, de uma região ou mesmo de toda a humanidade, visam também à salvaguarda e a proteção desses bens, de forma a que cheguem devidamente preservados às gerações vindouras, e que possam ser objeto de estudo e fonte de experiências emocionais para todos aqueles que os visitem ou deles usufruam.

Como o município podendo fazer excursões mostrando a historia do local conseguindo renda para as melhorias do patrimônio por em São Bento do Sul a vários monumentos históricos como o Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff e Paróquia Puríssimo Coração de Maria.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em seu significado primitivo, patrimônio tem significado do termo grego pater (pai). Patrimônio relacionado com tudo aquilo que é deixado pela figura paterna colocado para os filhos. Com o tempo, essa noção de repasse acabou moldurada a um conjunto de bens materiais que estão relacionados com a identidade, com cultura ou o passado dos grupos sociais. Onde moldado ao longo do tempo pela sociedade.

Quando a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem trazer lembranças do passado então essa noção de patrimônio ganhou força no século XIX. Naquele período, foram levados em conta a noções historiográficas daquela época, os monumentos expressavam os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria”, “evolução” e “progresso”.

[...] Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva. (Rainer Sousa)

 

Até então, vemos que os governos assumem o papel da preservação e determinação de construção dos patrimônios sociais. Tendo isso técnico, acadêmicos e funcionários são destinados à função de preservar todos os patrimônios, que garantem o acesso às identidades das sociedades que passaram por esses espaços. Com isso, podemos tal conhecimento do patrimônio emerge uma preocupação em coletivizar os ensinos para fortalecer a discernimento de cidadania.

 Todas as vezes que se fazem passeio turístico, sociedade tem a oportunidade de contemplar para a observação dos patrimônios para refletir quão importante para que tenhamos a oportunidade de nos reconhecer e reconhecer os outros.

2.1 Valorizações das fontes históricas do município de São Bento do Sul

Por meio da valorização das fontes históricas do município é possível saber o que se passava na época em que essas fontes foram escritas, ou as fontes não escritas como os objetos introduzidos no museu da cidade por meio desses objetos os cidadãos terem compreensão de como sucedia o dia a dia, os costumes as tradições dos moradores mais antigos que passaram. Assim aproximando o passado e o cotidiano da sociedade.

Como afirma Lana Siman (2005,p100):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (802.2 Kb)   docx (674.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com