TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE MOTIVAÇÃO DO CORPO DOCENTE

Por:   •  19/5/2015  •  Artigo  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 13

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE MOTIVAÇÃO DO CORPO DOCENTE

Lêda Cibele Porto Carvalho[1]

Instituto Federal do Amazonas – IFAM

Email: leda_pcarvalho_@hotmail.com 

Profª. MSc.Andreina Sales Santos[2] 

 IFAM-Campus Manaus Distrito Industrial

 E-mail: andreinassantos@yahoo.com.br 

RESUMO

Este artigo aborda uma questão central que envolve o trabalho do coordenador pedagógico; a motivação do corpo docente e a participação do educando, pois esses fatores são considerados complexos, no entanto, fundamental para o de processo ensino-aprendizagem.   Deste modo foi realizada uma pesquisa ação que buscou ponderar a importância do trabalho do coordenador pedagógico. Foram utilizados como ferramentas de coletas de dados foi realizado a observação, envolvendo os educadores que atuam no Ensino Fundamental (1º fase) da Escola Municipal em Tempo Integral Domingos Vasques da Silva. Sendo assim investigou a seguinte questão: O coordenador pedagógico pode influenciar na motivação do docente e como conseqüência no processo de ensino aprendizado. O trabalho mostra como resultado que o coordenador pedagógico como norteador e líder do trabalho docente tem o papel e a competência de motivar sua equipe de professores.

Palavras chave: Coordenador Pedagógico, motivação, ensino e aprendizagem.

ABSTRACT

 This article addresses a central question that involves the work of the pedagogical coordinator; the teacher motivation and participation of the student, since these factors are considered complex, however, fundamental to the teaching-learning process. Thus a search action was taken that sought to balance the significance of the pedagogical coordinator job. Were used as tools of data collections were carried out observation, involving educators who work in Elementary Education (1st phase) of the Municipal School Full-Time Domingos Vasques da Silva. Therefore investigated the following question: The pedagogical coordinator can influence the motivation of teaching and as a consequence the teaching learning process. The work shows the result that the pedagogical coordinator as a guide and leader of teaching has the role and competence to motivate his team of teachers.

 Key words: Educational Coordinator, motivation, teaching and learning.

RESUMEN
En este artículo se aborda una cuestión central que implica el trabajo del coordinador pedagógico; la motivación de los docentes y la participación del alumno, ya que estos factores son, sin embargo consideran complejo, y fundamental para el proceso de enseñanza-aprendizaje. Así se tomó una acción de búsqueda que trataba de equilibrar la importancia del trabajo de coordinador pedagógico. Se han utilizado como se llevaron a cabo la observación herramientas de colecciones de datos, con la participación educadores que trabajan en Educación Primaria (primera fase) de la Escuela Municipal de tiempo completo Domingos Vasques da Silva. Por lo tanto investigado la siguiente pregunta: El coordinador pedagógico puede influir en la motivación de la enseñanza y como consecuencia del proceso de enseñanza aprendizaje. La obra muestra el resultado de que el coordinador pedagógico como guía y líder de la enseñanza tiene el papel y la competencia para motivar a su equipo de profesores.

Palabras clave: Coordinador para la Educación, la motivación, la enseñanza y el aprendizaje.

1- INTRODUÇÃO

Ser professor nunca foi e talvez jamais seja uma tarefa fácil, mesmo em lugares onde os professores têm mais prestígio profissional. As indagações voltadas às condições de trabalho dos docentes comprovam uma forte decadência do moral dos educadores, mostrando que múltiplos fatores interagem para que seu trabalho não seja satisfatório. Deste modo, estudos estão voltados a apontar quais são os fatores que se adicionam para tornar a tarefa de ser professor tão difícil.  

Uma área de pesquisa com o docente que tem se tornado muito esperançosa na tentativa de trazer progressos para o desenvolvimento de um bom trabalho é a motivação. Esta deve estar presente em todos os momentos do processo educacional e em entre todos os envolvidos, devendo existir uma relação de harmonia neste sentido.  Mas há uma relação de suma importância a ser posta em questão que é a relação entre os coordenadores pedagógicos e os docentes, daí surge à relevância da abordagem do assunto neste trabalho.

A motivação dos docentes é um grande desafio encarado pelos coordenadores pedagógicos, justificando assim o interesse pelo tema que será exposto através deste trabalho que teve como objetivo resgatar a motivação destes educadores e como consequência o aprendizado do educando através de ações incentivadoras e dinâmicas adequando um ambiente motivador refletindo no processo de ensino aprendizagem.

 Por acreditar que o coordenador pedagógico é peça fundamental dentro do ambiente escolar e um forte elo entre direção, docente, discentes e pais, reflete-se que este deve favorecer a construção de um ambiente democrático, participativo e, sobretudo motivador dentro da comunidade escolar.

2. MÉTODO OU FORMALISMO

Para a realização deste trabalho no primeiro momento foi feita uma observação estruturada, em contato direto com o ambiente estudado onde procurou sondar os professores em seguida uma observação em sala de aula utilizando uma conversa informal com os mesmos sobre o trabalho do coordenador pedagógico no processo de motivação do corpo docente como bem nos revela a própria denominação, caracteriza-se por ser uma ação minuciosamente planejada, com vista a atender critérios preestabelecidos.

 Este método é definido por Alyrio (2008) como sendo baseado em comportamentos de natureza sensorial, principalmente pelos atos de ver e escutar. Podem-se obter resultados precisos a partir deste método desde que seja criteriosamente planejado e realizado sob normas rígidas.

As observação foram feitas com os professores da escola Domingos Vasques da Silva, onde foram observados 40 educadores da 1ª Fase da referida escola com intuito de saber como o coordenador pedagógico pode influenciar na motivação do docente e como consequência no processo de ensino aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (546.4 Kb)   docx (166.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com