TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Disciplina Cultura Afro

Por:   •  25/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ibirité

Aluna: Mariluza Oliveira Santos   8ºPeríodo/ Pedagogia / Noite

Professor: Antônio Carlos Figueiredo Costa

Disciplina: História e cultura afro-brasileira

                 Minhas experiências com a cultura negra

A sociedade brasileira apresenta em sua história marcas profundas de segregação social em relação ao negro, diversas são as formas de discriminação, preconceito, racismo nosso cotidiano. Apesar de tudo isso não ser apenas pela falta de informação, vimos o quanto à sociedade precisa trabalhar na compreensão de uma sociedade plural, multiétnica. Na visão do autor a falta de conhecimento leva a sociedade a contrapor-se às ações afirmativas, essa negação está também implícita nos espaços escolares, determinados grupos marginalizados são classificados com apreciações tendenciosas, diminuindo a sua importância.

Não tive experiências com cultura negra, além do que são ensinados nos livros didáticos na escola que trazem conteúdos superficiais, temas básicos sobre o assunto. No ambiente escolar essa cultura é pouco estudada e valorizada, deveriam tratar dessa questão com mais ênfase, falar da cultura negra é refletir sobre milhares de pessoas de origem negra que durante séculos e ainda nos dias atuais sofrem a maioria dos preconceitos. E também porque o Brasil é um país que nasceu do encontro das culturas e das civilizações. O desenvolvimento econômico não conseguiu dar melhores condições de vida aos afro-brasileiros. Os processos de industrialização aumentaram a desigualdade e a disparidade de renda entre os mais pobres e os mais ricos, entre brancos e negros. Quando são observados os ciclos de crescimento econômico em nosso país, sobressai o conceito de que sempre existiu uma massa de excluídos que não colhia os frutos da riqueza produzida. É preciso contar sua história. Não apenas os relatos de sofrimento diante das chibatas na clausura desumana das senzalas, mas a história de seus feitos, suas glórias, sua ascensão na sociedade.  

Para superar tais contextos, é necessário desconstruir a concepção transmitida pelo colonizador através dos anos, a reversão dos estigmas postos sobre a população negra e, para isso, conhecer sua história e cultura é determinante. É importante que os educadores se preocupem em trabalhar com a história e a cultura negra, sendo importante forma de desmistificar estereótipos. A educação deve estar pautada nas necessidades e nas particularidades que compõem a diversidade cultural existente no Brasil, pois o respeito à diversidade é uma forma de promover a inclusão, voltada para a desconstrução do preconceito, do racismo e da discriminação racial.

Devemos conhecer trajetória, cultura para que possamos vê-los com outros olhos em nossa sociedade, e não como aquele que foi escravizado e explorado. São sujeitos de direitos e não de opressão, marginalização na sociedade. É um trabalho que se faz nos vários segmentos da sociedade já tão enraizada nos conceitos de racismo. Para que estas ações sejam devidamente conduzidas é preciso uma educação voltada para as bases da reflexão e do amor ao próximo. A sociedade brasileira, a escola, os educadores principalmente cabe o compromisso de evidenciar, destacar e realizar o trabalho de resgate cultural de um povo que teve a sua história violentada, cujas consequências ainda aflingem todos os afro-descendentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com