TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da gestão para o desenvolvimento das escolas públicas brasileiras,

Por:   •  15/1/2018  •  Artigo  •  3.709 Palavras (15 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 15

GESTAO ESCOLAR

RESUMO

O presente artigo pretendeu observar e analisar a importância da gestão para o desenvolvimento das escolas públicas brasileiras, geralmente. A pesquisa se deu pelo fato das escolas publicas serem as mais afetadas quando não há uma gestão de qualidade e participativa de forma democrática, concedando a todos os envolvidos no processo educacional o direito e o dever de participar de forma efetiva da gestão escolar. Levando em conta a necessidade da pesquisa, desenvolveu-se o estudo através de levantamento bibliográfico, procurando refletir sobre os percalços, percebidos ligados ao processo de desenvolvimento educacional no Brasil, percebendo os caminhos e descaminhos da gestão escolar nas escolas e na atualidade, enfocando sua importância na promoção de uma gestão democrática honesta dentro das escolas públicas, visando para isso uma participação efetiva da comunidade escolar nas ações realizadas pelos gestores da escola. Objetivou-se a partir desta pesquisa, realizar um estudo voltado para a importância da gestão escola para o bom desenvolvimento das escolas públicas brasileiras. Verificou-se ao longo do desenvolvimento do estudo que é imprescindível atualmente a implantação da gestão democrática na escola, muito embora ainda há que acredita ser essa uma realidade muito distante mediante as muitas contradições encontradas. Porém acredita-se que no momento em que a escola abrirem suas portas a participação que os sujeitos possam vier a participarem da elaboração de suas ações, estará sendo efetivada a prática da gestão democrática e participativa

Palavras-chave: Gestão Participativa. Gestão Escolar. Escola Pública.

ABSTRACT

The objective of this work, observe and analyze the importance of participatory management for the development of Brazilian public schools, generally more affected by lack of a democratic and participative management, to provide everyone involved in the educational process the right to participate effectively in school management. Developed through the study of literature which sought to reflect on the difficulties, connected to the perceived process of educational development in Brazil, noting the ways and waywardness of school management in schools and at present, focusing on its importance in promoting a democratic management honest within the public schools, so addressing the participation of the school community in effective actions taken by managers of the school. The objective of this study to analyze the importance of participatory management for the successful development of Brazilian public schools. It was found during the development of the study that is now essential the implementation of democratic management in schools, although there are still believed to be that far from a reality through the many contradictions found. But it is believed that when the school open its doors to participation that the subjects can come to participate in the preparation of their actions, is being effected the practice of democratic and participatory management

Keywords: Participatory Management. School Management. Public School.

1 INTRODUÇÃO

Todos os brasileiros têm direitos garantidos por forças constitucionais e por exigência de cidadania, a uma educação de qualidade, igualitária e, oferecer esse tipo de educação de qualidade se constitui em tarefa complexa uma vez que exige, tanto a ação do poder público quanto o envolvimento de todos os agentes sociais no processo educacional.

Observa-se no art. 206 da Constituição Brasileira que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios no inciso I: – “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”.

Entretanto, é sabido que isso apenas pode acontecer, digo, em dimensão relevante para se obtenha a qualidade desejada na educação conforme se espera, entretanto, isso só é possível desde que haja uma adequada organização e gestão escolar, que favoreça um significativo processo de ensino e aprendizagem, sem, contudo deixar de adotar-se práticas efetivas para se educar assim como a valorização e profissionalização para os docentes em nível superior.

Pretende-se neste trabalho abordar a organização e a gestão escolar tendo como proposta perceber que que se trata de dimensões articuladas, considerando o fato de a escola não ser somente a soma de algumas partes, mas a interligação de um todo em busca articular as orientações dos poderes públicos e o pensar pedagógico à sua prática do dia-a-dia, mediada pelo conhecimento da realidade e pela participação de todos envolvidos no processo de ensino aprendizagem necessário.

Organização e gestão escolar se interligam e articulam-se entre si, e por isso, também procuram buscar e articular orientações concedidas pelos poderes públicos, além de também pensar pedagógico à sua prática do dia-a-dia, sentido de bem educar.

Essa junção entre organização e gestão escolar procurarão entre outras coisas garantir o cumprimento da função social da escola assim como da socialização onde os saberes sejam acumulados historicamente pela humanidade, sendo estes muito necessários e úteis para a formação de valores e atitudes direcionados ao exercício da plena cidadania de seus alunos.

Uma das ferramentas importante e indispensável nesse processo é o projeto político-pedagógico - PPP, sendo este usado como ferramenta importantíssima para a escola, tendo ainda o PPP poderes para definir, de forma coletiva a sua política de currículo, seu modo de gerir, a relação com a comunidade no aingimento de suas metas. A partir desse momento a escola assumirá sua especificidade e sua metodologia de atuação.

Não se pode pensar em gestão escolar sem antes levar em consideração: as diretrizes operacionais, normas e orientações de acordo com a legislação nacional vigente e local; a organização social da instituição bem como o uso pedagógico do espaço escolar, o que demonstra características de uma gestão nitidamente democrática; o sistema que a escola pertence; de que forma é a participação da família e da comunidade no cotidiano da escola. Deve ser considerado também o registro das memórias e documentação escolar

Este trabalho vem refletir sobre o espaço escolar, fazendo-se perceber que o mesmo já não pode mais ser construído sem critérios ou com critérios antipedagógicos. Em geral, sabe-se e se espera que as escolas sejam dotadas com uma infra-estrutura bem diferenciadas.

Embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com