TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento histórico da educação brasileira

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Histórico da Educação Brasileira

O primeiro aspecto de desenvolvimento da educação começou com a chegada dos portugueses no Brasil. Não podíamos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que a população que aqui viviam já não tinham um método de educação próprios. Podemos dizer que a Educação Brasileira tem um inicio meio e fim. A Educação está sempre em um processo de evolução.

Período Jesuítico (1549-1759)

Após a chegada dos jesuítas, a educação e princípios indígenas foram interrompidos. Comandados por Padre Manoel de Nóbrega, fundaram a primeira escola brasileira em Salvador, tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues, tendo apenas 21 anos. Durante 50 anos ele dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa, tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus no Brasil.

Os jesuítas pregavam a fé católica e trabalho educativo. Mas viram que não era possível passar esses valores aos índios sem que soubessem a ler e a escrever. Em 1570, vinte anos após a chegada foram estendia pra o sul e já eram cinco escolas de instrução elementar.

Quando os jesuítas chegaram não trouxeram somente moral, os costumes e a religiosidade européia, também métodos pedagógicos. Todas as escolas jesuítas tinham documento escrito por Inácio de Loiola. Esse modelo funcionou por 210 anos, de 1549 a 1759, quando ouve a expulsão dos jesuítas por Marques de Pombal.

Período Pombalino (1760 - 1808)

Com a expulsão saíram aproximadamente 510 jesuítas do Brasil. Eles levaram a organização monolítica baseado no Ratio Studirum.

Continuaram funcionando o Seminário Episcospal e os Seminários em São José e São Pedro a escola de Artes em Edificações Militares e a Escola de Artilharia, no Rio de Janeiro.

Os jesuítas foram expulsos em função de radicais diferenças com os interesses da Corte. Enquanto preocupavam-se com proselitismo e o noviciado, Pombal queria reerguer Portugal da decadência diante de outras potencias européias da época. Junto disso, Lisboa sofre um terremoto que destrói significativamente a cidade que precisava ser reerguida.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com